Aconteceu

Conversa sobre Ambiente "As alterações climáticas nas vésperas da COP21"

No próximo dia 15 de Outubro inicia mais um Ciclo de Conversas sobre o Ambiente, uma iniciativa da LPN em parceria com a Fundação de Serralves. O tema enquadrador deste conjunto de 8 conversas será Alterações Climáticas: Mitigação e Adaptação.



O primeiro debate "As alterações climáticas nas vésperas da COP21" conta com participação de um conjunto de especialistas, que irá esclarecer algumas questões e promover uma reflexão conjunta e participada sobre o estado das Alterações Climáticas em Portugal.




Não restam dúvidas que estamos actualmente perante uma alteração dos padrões climáticos. Mundialmente, tem-se assistido ao aumento dos períodos de seca, aumento de precipitação em períodos concentrados no tempo causando cheias, vagas de frio e ondas de calor. No nosso país esta situação é particularmente evidente tendo em conta o registo meteorológico das últimas décadas, que nos mostra que esta é uma ameaça real, que exige uma análise e uma mudança de atitudes no presente.

 

Qual o estado actual e o cenário futuro do nosso país relativamente às alterações climáticas? Que medidas devem ser tomadas para seguirmos um caminho mais sustentável e seguro? Que metas queremos ver estabelecidas ou estamos dispostos a assumir? Que resultados se esperam da próxima COP 21? Estas e outras questões serão abordadas neste debate, procurando uma reflexão alargada e profunda sobre o tema

 

 

Horário: 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca do Museu da Fundação de Serralves

Oradores Convidados:
  • José Castanheira - CESAM da Universidade de Aveiro
  • Margarida Marques e Susana Neves - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Anabela Carvalho - Instituto de Ciências Socias da Universidade do Minho
Moderadora - Arminda Deusdado (Directora do Biosfera)



Bilhete = 1€

Tel.: 22 61 56 587 ou e-mail: apoio.se@serralves.pt