Próximos Eventos

Biodiversidade em Perigo – Conhecer o Litoral do Parque Natural Sintra – Cascais (3ª saída)

Aos sábados ou aos domingos traga a sua família e venha conhecer as famílias do litoral do Parque Natural Sintra-Cascais. Observando as paisagens naturais e percorrendo os caminhos, desde a praia do Magoito à praia da Samarra, passando na Lomba dos Pianos, venha descobrir a Biodiversidade em Perigo desta área protegida!


 

2 JUNHO | 9H30 | SINTRA

O percurso inicia-se na praia do Magoito, onde se pode contemplar a paleoduna, a arriba, e as plantas da flora típicas de ambientes dunares. Seguindo junto ao Forte de Santa Maria, próximo das arribas surgem afloramentos de basalto com disjunção esferoidal e Inula crithmoides que se desenvolve no afloramento rochoso costeiro. Neste local, os participantes são convidados a iniciarem a subida pelo maciço calcário onde podem observar fósseis de bivalves deixados a descoberto pela ação dos agentes erosivos e finalmente dá-se a entrada nas famílias da vegetação típica das arribas do Parque Natural Sintra – Cascais.

Seguindo o trilho, as imponentes falésias deliciam o olhar dos mais desatentos e serão dadas a conhecer as espécies autóctones, como a salsa parrilha –Smilax aspera, Limonium vulgare, Raspa-saias - Rubia peregrina, entre outras do elenco florístico, bem como associações de plantas.

Passando por ribeiros e praias inexploradas surge na paisagem o afloramento “Filão Camada da Lomba dos Pianos” que apresenta uma espessura máxima de 20 m e estende-se por cerca de 3 Km ao longo da costa. Os solos ricos em rochas magmáticas permitem o desenvolvimento de flora associada como é o caso da Arméria pseudoarmeria da família das Plumbagináceas. A aproximação ao geossítio comove qualquer cidadão pela verticalidade das suas formas e dimensão e são facilmente observáveis zeólitos. No decorrer deste percurso é ainda analisada flora ripícola das linhas de água e antes de descer para a praia da Samara observam-se espécies de flora ou fauna.

A descida para a praia da Samarra faz-se com cuidado podendo ser apreciada uma praia fortemente encaixada e de rara beleza.  O percurso de volta é o mesmo e termina onde teve o seu início, na praia do Magoito.
 


Formadora Clarisse Ferreira

Convidado Arq. Pedro Arsénio - responsável pelo Herbário João de Carvalho Vasconcellos (LISI) Instituto Superior de Agronomia.

Itinerário
Percurso pedestre linear (+/-13,5km) de dificuldade média, desde a praia do Magoito, Lomba dos Pianos e Praia da Samarra.

Ponto de encontro
Praia do Magoito, junto à placa informativa do Parque Natural Sintra-Cascais

Coordenadas GPS
Latitude: N 380 51' 51.72"  Longitude: W 009º 26' 55.74"

Local Sintra - São João das Lampas

Horário
Início: 9h30 - Fim: 15h30

Idade Mínima 10 anos

Custo da inscrição
Associados – gratuito
Não Associados – 5,00 €

Inscrições* e informações
No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contacto).

Caso não seja associado:
O IBAN para efetuar o pagamento é o PT50 0035.0277.00008424930.60. Enviar o comprovativo de pagamento no ato da inscrição.


NOTA Esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN.

*Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.

Recomendações

-Não aconselhável a pessoas com vertigens.
-Levar calçado e vestuário adequados a caminhada, impermeável/corta-vento, água e almoço volante.
-Chegar ao local com 15min de antecedência à hora indicada para início.

A data da atividade pode ser alterada devido às condições climatéricas.



Colaboração















Fotografia de Clarisse Ferreira