Próximos Eventos

Debate "Recompor a nossa floresta. As espécies contam?"

Este debate está inserido no Ciclo de Debates "Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades", organizado pela LPN com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e a colaboração da Ordem dos Engenheiros.








30 NOVEMBRO | RECOMPOR A NOSSA FLORESTA. AS ESPÉCIES CONTAM?


18H às 20H | CULTURGEST | SALA 2


Uma das questões mais repetidas na opinião pública foi o apontar recorrente dos eucaliptos, sobretudo, e dos pinheiros como uma das causas mais importantes dos fogos. Em contraponto muito se falou de “espécies autóctones”, “árvores bombeiras” e outras designações. Urge diversificar a nossa floresta por razões de valoração da riqueza ambiental e económica e também para minimizar riscos. Mas poder-se-á fazê-lo com base em preconceitos ou informação menos adequada? Que fazer? Como gerir expectativas e cuidar de rendimentos?


Moderador ANTÓNIO SOUSA MACEDO
Engenheiro Florestal. Exerceu funções de Diretor Geral das Florestas, tem larga experiência como gestor e consultor na área florestal e é Presidente do Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros.


Participantes

JOSÉ MIGUEL PEREIRA

Investigador do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, um dos maiores especialistas nacionais e com vasto currículo internacional em matéria do estudo e interpretação de fogos florestais e da ecologia florestal.

MANUEL RAINHA

Engenheiro Florestal. É um dos reputados especialistas na gestão e uso do fogo controlado. Conhece particularmente bem a situação e os riscos dos incêndios em áreas protegidas tendo sido responsável pela formação e gestão operacional de equipas de prevenção, detecção e apoio ao combate a incêndios florestais.

DOMINGOS PATACHO
Membro e ativista da QUERCUS, organização não governamental de ambiente. Tem-se destacado pelas intervenções em defesa de uma floresta mais sustentável e tem tecido críticas à expansão dos eucaliptos em Portugal apontando-a como uma das causas que aumenta o risco dos incêndios e a sua dimensão.



INSCRIÇÕES GRATUITAS e OBRIGATÓRIAS para geral@lpn.pt | 217 780 097


PROGRAMA (pdf)


Mais informação sobre o CICLO DE DEBATES "FLORESTA E INCÊNDIOS FLORESTAIS – INCERTEZAS E VERDADES" aqui.





Apoio




Colaboração