Comunicados de Imprensa


Da não sujeição a procedimento de avaliação de impacte ambiental do projecto sondagem de Pesquisa Santola 1X

17-maio-2018
A Liga para a Protecção da Natureza defende e subscreve a posição tomada pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, à qual pertence, e vem manifestar a sua indignação pela decisão da Agência Portuguesa do Ambiente de não sujeitar a Avaliação de Impacte Ambiental o Projeto de Sondagem e Pesquisa de Hidrocarbonetos Santola 1x.

ONGA apoiam e congratulam recomendação da Assembleia da República de proibir medicamento veterinário fatal para abutres

19-abril-2018
Diclofenac para uso pecuário está a aguardar autorização pelo Governo Português e se for aprovado pode colocar em risco as populações de aves necrófagas ameaçadas em Portugal.

GEOTA, LPN e ANP apoiam a recomendação do CNADS pela não eliminação dos planos de ordenamento das áreas protegidas

12-abril-2018
As associações exigem que o Governo reveja de imediato a intenção e apela a que todos os partidos evitem aquilo que se materializará como um dos maiores atentados à proteção da natureza. E avisam que vão continuar a alertar a opinião pública para as consequências desta grave e injustificada decisão.

Proposta de calendário venatório 2018-2021

27-março-2018
Coligação C6 defende a abolição do uso de munições com chumbo na atividade cinegética em todos os habitats e a suspensão temporária da caça à rola-brava.

Esclarecimento sobre os factos que decorreram no passado dia 23 de Fevereiro, no julgamento da Providência Cautelar interposta pela PALP

02-março-2018
Em 2 de Maio de 2017, a PALP (Plataforma Algarve Livre de Petróleo) tomou a iniciativa de iniciar um procedimento cautelar contra o Ministério do Mar, tendo como contrainteressadas o consórcio ENI/Galp. No decorrer deste processo, os procedimentos da Providência Cautelar foram suspensos 3 meses, por decisão judicial no passado dia 23 de fevereiro. Em termos práticos, com providências cautelares a correr nos tribunais, o consórcio ENI/Galp não pode iniciar quaisquer trabalhos, sejam preparatórios ou de prospecção, ao largo de Aljezur.

Procedimentos da providência cautelar suspensa durante 3 meses

23-fevereiro-2018
Os procedimentos da providência cautelar promovida pela PALP - Plataforma Algarve Livre de Petróleo foi hoje suspensa por 3 meses. Deste modo, até que haja uma decisão do tribunal sobre esta providência cautelar, todos os trabalhos ao largo da Costa Vicentina, sejam de prospecção, ou preparatórios desta, estão suspensos.

A LPN exige a responsabilização das autoridades pelo fim da poluição no Tejo

06-fevereiro-2018
Depois de anos de indiferença face às denúncias, apelos e relatórios oficiais, a dimensão da poluição no Tejo está à vista. A LPN - Liga para a Protecção da Natureza exige a real responsabilização das autoridades competentes pelo fim da poluição no Tejo e o cumprimento da legislação sobre proteção dos recursos hídricos.

Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo visita a Reserva da Biosfera da UNESCO Castro Verde

23-janeiro-2018
O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, encontra-se no dia de hoje, 23 de janeiro, em Castro Verde, na Reserva da Biosfera da Unesco, acompanhado pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo-Ribatejo, António Ceia da Silva, entre outros responsáveis do setor.

Autarquias do Algarve e Alentejo dizem NÃO ao plano trabalhos para 2018 da Galp/ENI

16-dezembro-2017
Movimentos contra a prospeção e exploração de petróleo e gás perguntam ao Governo: E agora? O que vão fazer com os pareceres negativos das Câmaras Municipais?

Ministros da UE fazem progressos mas teimam em adiar o fim da sobrepesca. Portugal volta a estar entre os menos ambiciosos

13-dezembro-2017
Às primeiras horas de hoje, os Ministros das Pescas da União Europeia reunidos em Conselho em Bruxelas decidiram as possibilidades de pesca para 2018, num processo mais uma vez marcado pela falta de transparência.

Movimentos reafirmam a sua oposição à prospeção e exploração de petróleo e gás no mar ao largo da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

17-novembro-2017
Perante o anúncio da entrega do Plano de Trabalhos para 2018 apresentado pelo Consórcio Galp/ENI ao Governo, a prospeção e exploração de petróleo e gás na Bacia do Alentejo em 2018 está de novo em cima da mesa.

Primeiro debate por um Oceano Livre de mineração

30-outubro-2017
O Oceano Livre - movimento ambientalista contra a mineração em mar profundo, composto pelo Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Sciaena - Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, organizou dia 27 de outubro a conferência “Mineração em Mar Profundo – uma escolha sustentável para Portugal?” que decorreu no auditório Mar da Palha no Oceanário de Lisboa e que teve o apoio da Seas at Risk.

Como acabar com a poluição dos oceanos por plástico?

26-outubro-2017
Comecem pelos milhões de garrafas, palhinhas e copos descartáveis!

Mais vale tarde do que nunca, mas é preciso não parar!

22-outubro-2017
A LPN congratula-se com as medidas tomadas pelo Governo no reforço das capacidades de proteção e de vigilância das áreas maturais e protegidas. É pena que elas tenham apenas sido tomadas em contexto de reação à tragédia de devastadores incêndios...