Comunicados de Imprensa

Projeto da LPN em parceria com a CAP galardoado com o 2º lugar do Prémio CAP Communication Awards 2013

O Projeto ‘Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais’, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, ficou em 2º lugar no Prémio CAP Communication Awards 2013, na categoria ‘Communication to stakeholders’ da Comissão Europeia (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).


Os CAP Communication Awards 2013 visam reconhecer os melhores e mais inovadores projetos  na área do Desenvolvimento Rural e Politica Agrícola Comum em três categorias – Comunicação com as Partes Interessadas (stakeholders), Comunicação com o Público e Comunicação Inovadora.
 
A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu ontem, dia 9 de Dezembro, na Comissão Europeia, em Bruxelas. Selecionados previamente por um júri independente, composto por um painel de peritos nas áreas da comunicação, inovação, desenvolvimento rural e jornalismo, os três finalistas de cada categoria tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos para uma audiência internacional de especialistas. No final das apresentações, estes votaram para determinar a classificação final dentro de cada categoria.
 
No final, o Projeto ‘Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais’ foi galardoado com 2º Prémio da categoria ‘Communication to stakeholders’.


Apresentação do projeto da LPN.                                    Premiados da categoria 'Communication to Stakeholders'.

‘Este projeto utiliza todos os canais disponíveis para aumentar a adoção pelos agricultores portugueses, numa base voluntária, das medidas agro-ambientais. O conceito tem um bom potencial de replicação a nível internacional. Este destaque à biodiversidade permite-nos ver a importância da agricultura e do desenvolvimento rural.’

A avaliação do Júri ao projeto da LPN


O prémio CAP Communication Awards 2013 – ‘Prémio Especial do Público’ foi atribuído ao projeto grego ‘farmsUP! Fostering the emerging agro-entrepreneurial culture through dynamic training solutions’ da categoria ‘Inovate Communication’, por ter sido o projeto que recebeu mais votos online do público, até ao passado dia 6 de Dezembro.
 
Foi ainda atribuído o prémio CAP Communication Awards 2013 – ‘Prémio Especial do Júri’ ao projeto búlgaro ‘Roma Income Generation and Integration’, por ter sido o Projeto que mais se destacou entre os 118 projetos a concurso, entre os quais se contam os que chegaram à final.
 
Desenvolvido em parceria entre a LPN e a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), entre 2012 e 2013 e com o apoio do Programa da Rede Rural Nacional (PRRN), o Projeto ‘Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais’ tornou possível o diálogo, a troca de conhecimentos e a oportunidade para os agricultores se expressarem, bem como de aumentarem a sua perceção sobre a importância das suas atividades agrícolas sobre a conservação da biodiversidade.
 
Neste âmbito, foram realizados Workshops com os agricultores em cinco regiões-chave de Portugal (Cadaval, Torre de Moncorvo, Castro Verde, Évora e Castelo Branco), para avaliar a perceção das medidas agro-ambientais e de obter uma melhor compreensão das suas limitações. Foi realizado um inquérito na região de Castro Verde, área com o mais longo historial de medidas agro-ambientais direcionadas para a biodiversidade, para a perceção e compreensão das motivações dos agricultores à adesão e implementação de compromissos agro-ambientais. Um manual de boas práticas agrícolas para a biodiversidade foi publicado e disseminado, tendo por objetivo aumentar o conhecimento dos recursos naturais e da biodiversidade na agricultura. Para divulgação dos resultados do Projeto, foi organizado um Seminário, inserido na 50ª Feira Nacional de Agricultura. Por fim, como forma complementar, contaram-se entrevistas a rádio locais e regionais, a publicação de notícias e outros canais de informação, como reforço para comunicar, incentivar e orientar o público-alvo sobre o projeto.
 
Mas nada teria sido possível sem o envolvimento de todos os que aceitaram este desafio, aderindo às iniciativas preconizadas, entre agricultores, associações locais de agricultores e técnicos, que ativamente se disponibilizaram para participar nas diferentes etapas do projeto.


Lisboa, 10 de Dezembro de 2013

A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA


OS PREMIADOS DOS CAP COMMUNICATION AWARDS 2013

IMAGENS DA CERIMÓNIA DOS CAP COMMUNICATION AWARDS 2013