LPN nos MEDIA

Seca: Água salgada pode substituir água doce e afetar agricultura, alertam especialistas

26-agosto-2017
A seca está a provocar a diminuição dos caudais dos rios e a substituição da água doce por água salgada, que afeta terrenos agrícolas e mesmo aquíferos, alertam especialistas ouvidos pela Lusa.

Quinta da Ombria vai mesmo ser complexo turístico após três décadas de polémica (e perseverança)

24-agosto-2017
A história do complexo turístico da Quinta da Ombria é uma história de perseverança, seja qual for o ângulo pelo qual se aborde a questão. Perseverança dos investidores, que idealizaram um grande complexo turístico “ao estilo” do litoral para o interior do Algarve e esperaram quase 30 anos para lançar a primeira pedra, e perseverança das associações ambientalistas e da própria sociedade civil, que viram neste projeto uma ameaça e, mesmo não o conseguindo travar, obrigaram os seus promotores a fazer concessões.

Natureza vai demorar “décadas” a recuperar dos incêndios

28-julho-2017
Bióloga da Liga para a Protecção da Natureza defende uma aposta na reorganização efectiva da floresta, com espaço para várias espécies de árvores e animais.

ONGA juntam-se para exigir a Portugal bloqueio à mineração em mar profundo

26-julho-2017
As associações que trabalham na área do meio marinho na Europa, entre elas quatro portuguesas, exigiram hoje ao Governo português que adopte uma posição firme contra a mineração em águas profundas, em nome da defesa dos oceanos.

“Pedrógão Grande levou a que se falasse finalmente de temas de fundo”, diz Tito Rosa

22-julho-2017
O presidente da Liga Para a Protecção da Natureza gostaria que o Orçamento de 2018 reforçasse a verba para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Pedrógão Grande: Presidente da LPN defende compromisso para proteger florestas

19-julho-2017
O presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Tito Rosa, defendeu hoje um "compromisso nacional" e um plano estratégico a longo-prazo para proteger e recuperar as floresta e as zonas rurais.

Abutre-preto reproduz-se com sucesso no Alentejo, pela terceira vez, em 40 anos

17-julho-2017
O Abutre-preto, a maior ave de rapina da Europa, está classificado como espécie Criticamente Em Perigo de Extinção, existindo apenas cerca de vinte casais da espécie, a nidificar em Portugal.

Incêndios: Cadastro florestal, uma medida perdida entre promessas e interesses instalados

15-julho-2017
A criação do cadastro florestal, uma das medidas essenciais na reforma da floresta, tem sido travada por interesses instalados relacionados com alterações de uso dos solos, disse à Lusa um antigo presidente da Liga para a Proteção da Natureza.

Abutre-preto reproduz-se com sucesso pelo terceiro ano consecutivo

13-julho-2017
A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) anunciou esta quinta-feira o nascimento com sucesso de uma terceira cria de abutre-preto no Alentejo desde 2015 e após mais de 40 anos sem a ave se reproduzir no sul de Portugal.

Vários casais de abutre-preto voltaram a nidificar este ano no Alentejo

13-julho-2017
Vários casais de abutre-preto voltaram a nidificar este ano no Alentejo, em ninhos artificiais instalados na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, anunciou hoje a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Portugueses têm mais dois meses para debater estratégia para a natureza até 2025

12-julho-2017
O prazo da consulta pública da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ENCNB), que terminava a 31 de Julho, foi alargado para 30 de Setembro, anunciou hoje o ministro do Ambiente, em Lisboa.

Especialista alerta para "grande problema" das cinzas quando chover

23-junho-2017
A qualidade da água pode ser afetada quando a chuva obrigar as cinzas a escorrerem para os cursos de água.

Castro, Reserva da Biosfera: Parlamento aprova voto de congratulação do PCP

23-junho-2017
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, 23, por unanimidade, o voto de congratulação apresentado pelo PCP pela classificação, por parte da Unesco, do concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera.

Conselho Nacional do Ambiente defende reforma das florestas com medidas para travar abandono rural

23-junho-2017
Num parecer sobre a reforma das florestas aprovada pelo Governo, os conselheiros lembram que o êxodo rural na segunda metade do séc. XX deixou o interior “sem gente e sem uma tradição de silvicultura que cuidasse da floresta portuguesa”.

Voluntários participam no sábado numa ação de limpeza no rio de Loures

23-junho-2017
Duas dezenas de voluntários participam no sábado numa ação de limpeza no rio de Loures, uma iniciativa que pretende sensibilizar as crianças e as famílias para a proteção ambiental e biodiversidade, foi hoje anunciado.