Newsletter

Newsletter LPNatureza 22/2017




Caso tenha dificuldade em visualizar, por favor, clique aqui. Obrigado!
LPNatureza
# 22/2017

Newsletter
NESTA EDIÇÃO
censo de inverno de milhafre-real | ciclo de debates "Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades" | saídas de campo em áreas protegidas
 
Siga-nos no
formação
 
18 janeiro - Lisboa
Curso básico de identificação de cogumelos silvestres
Com saída de campo
 

eventos
 
21 dezembro - Lisboa
assembleia geral ordinária
Sede da LPN
 

comunicados de imprensa
 
Oportunidades de Pesca 2018 – Ministros da UE fazem progressos mas teimam em adiar o fim da sobrepesca. Portugal volta a estar entre os menos ambiciosos
Os Ministros das Pescas da União Europeia reunidos em Conselho em Bruxelas decidiram as possibilidades de pesca para 2018, num processo mais uma vez marcado pela falta de transparência.
 

 
Autarquias do Algarve e Alentejo dizem NÃO ao plano trabalhos para 2018 da Galp/ENI
Movimentos contra a prospeção e exploração de petróleo e gás perguntam ao Governo: E agora? O que vão fazer com os pareceres negativos das Câmaras Municipais?
 









 
notícias
Censo de inverno de Milhafre-real
Se conheces dormitórios de Milhafre-real no distrito de Beja e tens conhecimento de contagem e identificação desta que é uma espécie ameaçada em Portugal, entra em contacto connosco para lpn.cea-castroverde@lpn.pt e participa no censo de inverno!

Procuramos voluntários que se encontrem autónomos ao nível de deslocação e disponíveis entre 6 e 14 de janeiro.

A LPN vai estar responsável pela contagem na ZPE de Castro Verde, um dos locais com maior concentração de indivíduos desta espécie no inverno em Portugal.



 

Floresta e Incêndios Florestais em debate, abordando questões como o ordenamento do território e o papel dos MEDIA na literacia florestal 
No âmbito do Ciclo de Debates “Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades”, iniciativa da LPN, com o apoio da CGD e colaboração da Ordem dos Engenheiros,  foram realizados nos dias 6 e 14 de dezembro dois debates para abordar, respetivamente, a temática da literacia florestal associada ao papel dos MEDIA e a temática do ordenamento do território a nível florestal.
Estes eventos, para além de terem sido brindados com uma audiência numerosa e participativa, contaram com a intervenção de especialistas convidados com reconhecida experiência e com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural para o encerramento desta iniciativa.

Resumo dos debates
Dia 6 - A literacia sobre florestas e fogos. O papel dos MEDIA.
Dia 14 - O ordenamento é importante. As opções de desenvolvimento do interior ainda o são mais!




Parque Natural da Arrábida - Um roteiro e um desafio para ações de Educação Ambiental
Enquadrada numa ação de formação de professores a LPN através do seu Centro de Formação Ambiental organizou uma saída ao Parque Natural da Arrábida dando a conhecer locais de elevado valor patrimonial, paisagístico e cultural tendo em vista a elaboração de guiões e de “aulas no campo”.




Parque Natural da Arrábida – Um Percurso desde o Tempo dos Dinossáurios até à Atualidade
A LPN acompanhou a saída de duas turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas João Villaret desde o Espichel à Arrábida, numa área sensível de grande riqueza paisagística e natural que importa educar para a sua conservação.




Palmilhando pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A LPN acompanhou a saída de duas turmas do 7º e 8º ano do Agrupamento de Escolas D.Carlos I num percurso pedestre que testemunha uma cultura rural viva e autêntica.




Uma viagem pelas profundezas e à descoberta das pegadas de dinossauros no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros
A LPN acompanhou a saída de três turmas de Percursos Alternativos do 7º, 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos numa viagem pelo Maciço Calcário Estremenho.




Liga para a Protecção da Natureza Liga para a Protecção da Natureza Liga para a Protecção da Natureza
Caso deseje deixar de receber a newsletter da LPN clique aqui.