Notícias

Seminário "Boas Práticas Agrícolas para a Biodiversidade"

Integrado nas iniciativas da Feira Nacional de Agricultura, a LPN, em parceria com a CAP, promoveu encontro que pretendeu contribuir para a discussão e disseminação de boas práticas agro-ambientais que fomentam a biodiversidade.




O seminário ‘Boas Práticas Agrícolas para a Biodiversidade’, teve lugar no dia 14 de Junho de 2013, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) em Santarém. Tendo por objetivo principal apresentar e discutir os resultados do projeto ‘Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais’, financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional, o evento teve a duração de uma manhã tendo-se dividido em 2 painéis.

No 1º painel foi possível divulgar os principais resultados dos 5 workshops realizados nas regiões do Baixo Alentejo (Castro Verde), Beira Interior (Idanha-a-Nova), Trás-os-Montes (Torre de Moncorvo), Oeste (Cadaval), e Alto Alentejo (Évora), cujo objetivo foi o de identificar as dificuldades e constrangimentos encontrados pelos agricultores na implementação das atuais medidas agro-ambientais no âmbito do PRODER. Foram ainda apresentados os resultados do inquérito piloto realizado na região do Campo Branco (Castro Verde), que abrangeu agricultores aderentes e não aderentes à medida agro-ambiental Intervenção Territorial Integrada - ITI - de Castro Verde, por forma a melhorar o conhecimento sobre os mecanismos de decisão e compreensão de constrangimentos na adesão e implementação dos compromissos desta medida agro-ambiental.

No 2º painel, mediante o testemunho de 3 exemplos concretos de medidas experimentais direcionadas para a biodiversidade, que estão a ser aplicadas em diferentes explorações no país, foi possível contribuir para a transferência de novos conhecimentos associados à preservação dos ecossistemas agrícolas e valores naturais associados.


Apresentações do seminário

Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais - Sónia Fragoso, Natasha Silva e Rita Alcazar (LPN) / Lia Vasconcelos (FCT, UNL) e Úrsula Caser (MEDIATEDOMAIN) 

Projeto PILOTO para um incremento da biodiversidade na agricultura - Artur Lagartinho (LPN)

A agricultura intensiva e a biodiversidade - João Coimbra

Promoção da biodiversidade em pastagens extensivas - João Madeira

Programa do seminário aqui

Para mais informações sobre o projeto aceda aqui