Notícias

Apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental em Castro Verde

Castro Verde acolheu a sessão regional do Alentejo de apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, um evento organizado pela APA que contou com a presença do Ministro do Ambiente e a participação, entre outros, da LPN, associação que há mais de três décadas ali desenvolve projetos de conservação com forte componente de educação ambiental.




O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esteve em Castro Verde no dia 10 de março, acompanhado da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, para a sessão regional de apresentação e debate da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020).

A iniciativa foi organizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, e contou ainda com a presença de Tito Rosa, Presidente da LPN, Francisco Duarte, Presidente da Câmara Municipal, bem como de representantes da Quercus, ASPEA, GEOTA, SPEA e Delta Cafés.

Castro Verde foi o concelho escolhido para a realização da sessão regional do Alentejo por se tratar de uma área classificada e protegida com elevados valores naturais, área que há mais de três décadas tem sido palco de vários projetos de conservação da LPN, onde a educação ambiental assume um dos pilares fundamentais.

Durante a apresentação da ENEA2020, foi dado a conhecer aquele que será o caminho para uma estratégia nacional, a cooperação institucional entre os Ministérios da Educação e do Ambiente para este fim, o compromisso e princípios da ENEA2020, seus eixos temáticos, recursos (incluindo financeiros) e modelo de gestão. Na sua intervenção, Tito Rosa apresentou alguns dos pontos focados pela LPN no seu parecer à estratégia. O encontro terminou com uma mesa redonda com os representantes da Quercus, ASPEA, GEOTA, SPEA e Delta Cafés, que deram a conhecer as suas instituições e os projetos desenvolvidos na área da educação ambiental.