Notícias

Formação em educação ambiental para a conservação dos charcos temporários

A equipa do LIFE Charcos dinamizou mais uma ação de formação para docentes, desta vez em Vila do Bispo, para assegurar o papel que a educação ambiental tem na proteção dos Charcos Temporários existentes nessa região.





No sábado 25 de março, professores dos vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo participaram numa Ação de Formação para docentes intitulada “Charcos Temporários: um habitat natural a proteger”, promovida pelo Centro de Formação Ambiental da LPN - Liga para a Protecção da Natureza, com o apoio da Escola Básica 2,3 de S. Vicente e do Município de Vila do Bispo.

O objetivo principal desta atividade foi capacitar os professores de forma a que possam assegurar o papel que a educação ambiental tem na proteção e manutenção dos Charcos Temporários da Costa Sudoeste de Portugal. Promover o conhecimento sobre os Charcos Temporários, conhecer a dinâmica deste habitat bem como os processos bióticos e abióticos, foram alguns dos objetivos específicos da palestra dinamizada durante a ação de formação.

De seguida, na saída de campo, observaram-se algumas espécies da fauna e da flora que compõem a biodiversidade associada a este habitat, onde foram também referidas algumas das suas funções ecológicas. Foi assim possível proporcionar uma observação dos Charcos Temporários e o contacto direto com animais que dependem exclusivamente deste habitat como é o caso do Triops vicentinus, crustáceo de água-doce pertencente ao grupo dos Grandes Branquiópodes e endémico desta região.


A singularidade deste habitat está associada à diversidade e peculiaridade de organismos que alberga. A flora e fauna associada são muito específicas e adaptadas à alternância de condições entre o encharcamento e a secura, de acordo com a altura do ano, pois os charcos temporários são zonas húmidas em que a permanência da água depende da precipitação anual e das condições hidrogeológicas locais.

Por constituírem um dos mais notáveis e singulares habitats de água doce da Europa, os Charcos Temporários são considerados um habitat prioritário e são protegidos pela Diretiva Habitats da União Europeia.
 



Informações sobre o Projeto LIFE Charcos aqui www.lifecharcos.lpn.pt