Notícias

Reserva Natural do Estuário do Tejo – Atividade de Trabalho de Campo com o Agrupamento de Escolas Almeida Garrett

No âmbito do Projeto "Despertar para a Natureza" da LPN, os alunos de duas turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas Almeida Garrett, acompanhados pelos respetivos professores e pelo professor destacado na LPN participaram numa saída de campo à Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET).





A saída iniciou-se na sede da RNET sedeada em Alcochete, onde foram recebidos pelo Arq. Ricardo Espírito Santo. Após uma palestra de divulgação sobre a RNET focando o enquadramento e caraterização geral do estuário do Tejo, nomeadamente da sua ecologia, dos principais biótopos e da sua importância socioeconómica seguiu-se um percurso orientado pelo Arq. Ricardo Espírito Santo pela RNET.

Ao longo do percurso procedeu-se à análise da paisagem e à identificação de algumas espécies da flora e fauna enquanto os alunos iam preenchendo o guião respetivo da atividade de trabalho de campo.

Da parte da tarde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar as Salinas do Samouco onde efetuaram uma visita a pé guiada através de agradável percurso onde o guia prestou todas as informações da fauna e flora como também da atividade económica da salicultura.

Para além dos agradáveis percursos efetuados, esta iniciativa teve como objetivo alertar para a importância ecológica e económica do estuário do Tejo, tendo-se feito uma chamada de atenção para o impacto das atividades humanas. Ao longo da atividade os alunos para além de irem tirando apontamentos iam fotografando os aspetos mais relevantes para depois enviarem as fotos para a professora coordenadora da saída.

A atividade revelou-se de grande interesse e em nome do Projeto Despertar para a Natureza o nosso agradecimento aos professores coordenadores da saída do Agrupamento de Escolas Almeida Garrett e ao Arq. Ricardo Espírito Santo do ICNF - RNET.