Notícias

As orquídeas silvestres do Parque Florestal de Monsanto

O Espaço Biodiversidade do Parque Florestal de Monsanto abre portas para receber mais uma atividade da LPN. As orquídeas silvestres foram o mote desta iniciativa que contou com um vasto grupo de entusiastas pela observação da natureza.





No passado dia 8 de abril, a LPN com o apoio do Parque Florestal de Monsanto, organizou um percurso pedestre para observação de orquídeas silvestres. O percurso iniciou-se no Centro de Interpretação de Monsanto, com uma aula ao ar livre dirigida pela Maria do Carmo Tavares, guia da atividade.

A que família pertencem as orquídeas? O que identifica uma orquídea e a distingue de outra planta? Qual o ciclo de uma orquídea? Estas foram algumas das perguntas às quais se deu resposta ao longo da saída de campo.

O percurso seguiu-se pelo Espaço Biodiversidade onde foram observadas várias espécies diferentes de orquídeas silvestres, para além de toda a biodiversidade existente que compõe a beleza natural do Espaço.

O nosso agradecimento ao Parque Florestal de Monsanto e à Maria do Carmo Tavares por terem propocionado uma agradável e didática manhã, tendo as orquídeas silvestres um especial destaque.

 
 
Serapias parviflora                                                 Ophrys bombylifora

 
          Cephalanthera longifolia                Gennaria diphyla                 Anacamptis pyramidalis               Orchis conica              Limodorum trabutianum

 
                                                                                                   Epipactis sp.


                                                                                              Ophrys apifera