Notícias

A LPN na 10ª edição do Peixe em Lisboa

A LPN participou na 10ª edição do Peixe em Lisboa, no evento organizado pela Ciência Viva sobre o consumo sustentável de pescado, no passado dia 4 de abril.





A LPN participou na 10ª edição do Peixe em Lisboa, o maior festival gastronómico de Lisboa, no evento "Peixe com Ciência" organizado pela Ciência Viva sobre o consumo sustentável de pescado no passado dia 4 de abril. Esta foi uma sessão de debate informal entre investigadores, empresários, administração e representantes da sociedade civil que contou ainda com a participação do Secretário de Estado das Pescas.

A LPN apresentou a sua posição, de acordo com o último comunicado de imprensa da PONG-Pesca sobre o Dia da Dependência do Pescado,referindo que a sustentabilidade no consumo de pescado passa principalmente por ter cuidado com o tipo e a origem das espécies consumidas. Grande parte do pescado consumido em Portugal é importado como é o exemplo da espécie mais consumida, o bacalhau. Neste sentido são boas opções diversificar as escolhas de forma a diminuir a pressão sobre os stocks mais fragilizados, bem como optar por pescado proveniente de artes de pesca ou aquicultura sustentáveis e locais, ou com selo de certificação ambiental. Estas opções estão muitas vezes disponíveis para os consumidores nos pontos de venda habituais e podem ainda ser adquiridas também através de cabazes de peixe organizados por associações de pescadores.

Para mais informações as artes de pesca e o estado de alguns stocks de pescado, consulte o nosso site Que Peixe Comer?