Notícias

LPN e Câmara Municipal da Amadora promoveram Seminário Sobre Educação Ambiental no Dia Mundial Da Terra

No passado dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, as instalações dos Recreios da Amadora foram o palco de um seminário temático de Educação Ambiental, organizado pela LPN e Câmara Municipal da Amadora na sequência do Projeto “Despertar para a Natureza” promovido pela LPN.







O seminário “Novos Desafios e Estratégias na Educação Ambiental – Atividades Implementadas Fora da Escola contou na mesa de abertura com o vice-presidente da LPN – Miguel Geraldes, que realçou a importância estratégica, para além da sua intervenção cívica de defesa do ambiente, que a LPN dá à formação, sensibilização e educação ambiental.

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Amadora, Eduardo Rosa, destacou o programa de Educação Ambiental do município que tem vindo a ser melhorado com um leque cada vez maior de temas ligados ao ambiente e sustentabilidade envolvendo as Escolas.

Também a Agência Portuguesa do Ambiente esteve presente neste encontro através do Dr. Francisco Teixeira que assinalou a importância da participação das populações na Estratégia Nacional de Educação Ambiental, que se encontra atualmente em fase de consulta pública.

Os oradores discutiram ainda a importância e os desafios que configuram a realização das atividades de trabalho de campo pelas Escolas. Quando bem programadas e planificadas, as atividades de trabalho de campo tornam-se ferramentas importantes para a criação de uma identidade ambiental favorável a uma ação consciente no ambiente. É essa a meta do projeto “Despertar para a Natureza” tendo-se apresentado algumas iniciativas de saídas de campo levadas a cabo pelas Escolas participantes no Projeto, com o apoio da LPN e entidades parceiras.

Da parte da tarde os participantes foram ainda convidados a participar num Peddy-paper desenvolvido pela LPN e um percurso interpretativo no Jardim Delfim Guimarães e Parque Central da Amadora, com a orientação do Engº Rui Queirós do ICNF.

Foi um dia em que se procurou que a comunidade educativa, técnicos de associações, representantes da administração central e autárquica estivessem em colaboração trocando sinergias e experiências que poderão permitir o desenvolvimento de futuras ações de educação ambiental.


Mais informações no vídeo da TV Amadora.

Saiba mais sobre o Projeto Despertar para a Natureza aqui.