Notícias

1º Jantar de Gala LPN pela conservação da biodiversidade foi um sucesso

O dia 27 de maio ficou marcado por aquele que foi o 1.º evento de angariação de fundos para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, em Portugal, o Jantar de Gala da LPN presidido pelo Presidente da República.





Com o mote “Proteger a Natureza”, o Museu da Água acolheu calorosamente, no dia 27 de maio, o Jantar de Gala da LPN que contou com a presença de ilustres convidados nacionais e internacionais.

O Jantar de Gala contou com um emocionante e envolvente discurso do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, discurso no qual comunicou a sua intenção de distinguir a LPN, pelo seu 70º aniversário em 2018, com a Ordem da Instrução Pública, destinada a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino, lembrando para este efeito o sucesso da LPN na promoção de “campanhas pedagógicas que percorreram, apaixonaram e entusiasmaram o país” e que “foram adotadas por todos os portugueses", como foi o caso da emblemática campanha da LPN “Salvem o Lince e a Serra da Malcata”. Esta será a terceira Ordem Honorífica Portuguesa atribuída por um Presidente da República à LPN.

Foi também com grande honra que recebemos do Presidente da República a sua inscrição como associado da LPN.

 
   
                                                                                                    Marcelo Rebelo de Sousa e Tito Rosa

Sir David Attenborough, não podendo estar presente no Jantar de Gala da LPN, presenteou-nos com uma mensagem gratificante sobre o trabalho da LPN, apelando a todos para se tornarem associados apoiando assim a conservação de natureza.

No início do jantar os nossos convidados vivenciaram momentos emocionantes com o discurso de um dos convidados internacionais Tom Hugh Jones, que partilhou com toda a sala imagens e histórias vividas ao longo da sua carreira enquanto realizador.


 
                                                                                                                    Tom Hugh-Jones, aclamado produtor da BBC.


Várias figuras ilustres deram a cara pela Natureza, como a atriz Dalila Carmo, Teresa d’Arriaga, John Gallo - autor do projeto fotográfico “Floresta Negra”, João Pedro Matos Fernandes - Ministro do Ambiente, Luís Medeiros Vieira - Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Jorge Moreira da Silva - ex-ministro do Ambiente, e José Sá Fernandes - Vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Como convidado especial, o nosso Libérico posou para as fotografias partilhando momentos divertidos com os nossos convidados, que alegremente vestiram a pele da “Natureza”.
  

 
 
                    Dalila Carmo                                               Tito Rosa e Marcelo Rebelo de Sousa                                  João Pedro Matos Fernandes e Marcelo Rebelo de Sousa                        

A noite foi musical, com atuações diversas ao longo do Jantar do grupo de música Quarteto de Cordas que balançou os convidados com um reportório de Mozart e Bach, entre outros, e do Grupo de fados “Rusga do fado”, pela voz da fadista Ana Sofia Varela.

A LPN agradece a todos aqueles que participaram neste jantar, contribuindo desta forma para a causa da conservação da natureza e dos ecossistemas em Portugal, bem como aos colaboradores da EPAL, Museu da Água, Fauna & Flora International, aos associados e simpatizantes e aos voluntários Ana Luísa Barros, Lídia Ramos, José Estevão e Pedro Ribeiro.

Ao Presidente da EPAL, José Manuel Sardinha e à Diretora do Museu da Água, Mariana Castro Henriques, os anfitriões deste grande evento, o nosso agradecimento especial por terem aberto as portas da sua “casa” e nos terem acolhido calorosamente.

O Jantar de Gala da LPN contou com o apoio institucional da EPAL - Grupo Águas de Portugal e da Fauna & Flora International, e com o patrocínio de Hotéis Real, João Portugal Ramos Vinhos, The Navigator Company e Miranda & Associados, Sociedade de Advogados.



Aceda ao álbum de fotografias do Jantar de Gala da LPN aqui.