Notícias

LPN apresenta projetos de proteção das aves em linhas elétricas

Os trabalhos para proteção da avifauna em linhas elétricas desenvolvidos nos Projetos LIFE Estepárias, LIFE Imperial e Protocolo Avifauna foram apresentados no Encontro de Ambiente organizado pela EDP Distribuição.






No passado dia 6 de junho, realizou-se em Castro Verde o “Encontro Ambiente 2017: Proteger o ambiente é um compromisso de todos”, organizado pela EDP Distribuição e que contou com a presença de cerca de 120 pessoas de diversas áreas. Estiveram presentes colaboradores da EDP Distribuição, parceiros da ação da EDP Distribuição no terreno, técnicos de Organizações Não Governamentais de Ambiente e entidades públicas.

A sessão focou aspetos diversos da atuação da EDP Distribuição no domínio do Ambiente, nomeadamente a limpeza de derrames de óleos efetuada pela CARMONA e a implementação de medidas de correção em linhas elétricas para proteção da avifauna pela TBT-ACE.

Focada na apresentação das ações e dos objetivos da EDP Distribuição no que diz respeito às várias temáticas relacionadas com o Ambiente, contou com apresentações do trabalho de alguns parceiros da EDP Distribuição, nomeadamente da CARMONA, sobre a limpeza de derrames de óleos; da TBT-ACE, sobre a correção de linhas elétricas para a proteção da avifauna, e da LPN, sobre os vários trabalhos desenvolvidos na redução das ameaças de colisão e eletrocussão de avifauna.

A apresentação realizada pela LPN incluiu as medidas e resultados referentes a três projetos: LIFE Estepárias (www.lifeesteparias.lpn.pt), LIFE Imperial (www.lifeimperial.lpn.pt) e, em representação das ONGA pertencentes à CTALEA (Comissão Técnica de Acompanhamento sobre Linhas Elétricas e Aves), dos Protocolos EDP Avifauna. Durante a apresentação “Projetos LIFE e Parcerias (Protocolos Avifauna e CTALEA)” foi abordado o tema da sinalização das linhas elétricas para minimizar a colisão e as correções anti-eletrocussão aplicadas nos apoios, tendo sido apresentados os principais resultados dos diferentes projetos:

•    40km de linhas sinalizadas para minimização da colisão, no âmbito do LIFE Estepárias;
•    23km de linhas e 143 apoios corrigidos com medidas anti-eletrocussão, no âmbito do LIFE Imperial;
•    1740km de linhas monitorizadas e, desses, 460km foram corrigidos (para colisão e/ou eletrocussão) entre 2003 e 2013, no âmbito dos Protocolos Avifauna.

O Professor Francisco Ferreira da Universidade Nova de Lisboa efetuou ainda uma apresentação sobre a problemática das alterações climáticas a nível mundial.

Este encontro foi de grande importância, não só pela divulgação que foi feita das diversas iniciativas em curso e dos seus resultados, mas também pela troca de conhecimento entre os diversos parceiros da EDP Distribuição, permitindo conhecer o que esta empresa está a efetuar para minimizar o impacte da sua atividade de distribuição de energia no ambiente.