Notícias

A LPN no 27º Seminário Coastwatch 2017

A convite do GEOTA, a LPN participou no 27º  Seminário Coastwatch 2017 que teve lugar no Oceanário de Lisboa nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2017 e que decorreu este ano sob o tema "Turismo Sustentável no Litoral".





 


O Seminário, contou com a participação de peritos na temática do Turismo Sustentável, destacando-se os recursos naturais, governança do litoral, pressões da atividade humana sobre o litoral e as boas práticas para um turismo sustentável no litoral.

A participação da LPN consistiu essencialmente na mesa redonda sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Litoral com a intervenção do professor Jorge Fernandes, destacado na LPN. Ao longo da intervenção destacou-se principalmente os projetos de Educação Ambiental coordenados pela LPN,  nomeadamente as atividades de trabalho de campo realizadas no âmbito do Projeto Despertar para a Natureza, na plataforma litoral de Cascais com o Agrupamento de Escolas Ruy Belo, as diversas saídas de campo realizadas com percursos pedestres ao longo do litoral,  o programa de Educação Ambiental da LPN e as variadas atividades pelo SEFA realizadas nas praias e limpeza de praias.

O GEOTA coordena, há 27 anos consecutivos, a nível nacional, o Projeto Coastwatch Europe, um projeto europeu de Monitorização do Litoral, Educação Ambiental e Ciência Cidadã envolvendo, anualmente 2000 a 3000 pessoas e várias dezenas de organizações públicas e da sociedade civil. Para além da divulgação efetuada das ações da LPN, o seminário contribuiu para criação de possíveis sinergias com os professores e instituições presentes tendo em vista a conservação e proteção do litoral e a gestão de um turismo sustentável.