Notícias

Fundo Ambiental apoia “Natureza para Todos”

“Natureza para todos” é um projeto agregador de capacitação e sensibilização da sociedade para o conhecimento e valorização da Natureza.

Promovido pela LPN com o apoio do Fundo Ambiental, este projeto pretende agregar e complementar todo o trabalho de educação ambiental da LPN adaptando-o a um público diversificado, desde alunos e professores ao cidadão comum, integrando ainda o cidadão portador de deficiências físicas.



O projeto
Ao nível da comunidade escolar, o projeto pretende incentivar os alunos a tornarem-se agentes ativos na conservação da natureza, através do conhecimento e valorização do património natural que os rodeia, levando-as a conhecer e viver a natureza, através de saídas de campo, ações de sensibilização e oficinas integradas no Programa de Educação Ambiental para Escolas, um programa de âmbito nacional que chega a muitas centenas de crianças e jovens. Aos professores será facultada capacitação para educar na natureza, através de formação acreditada em várias áreas, facultando-lhes informação, ferramentas e recursos pedagógicos, agregados numa plataforma online, para que estes possam ser agentes ativos na educação ambiental promovida pela associação.
Para consciencializar e responsabilizar cada cidadão à necessidade de proteger a natureza, o público em geral será desafiado para ser “Vigilante da natureza por um dia”, visitando áreas naturais de grande valor ambiental onde serão convidados a ter uma participação mais ativa na conservação da natureza, de intervenção cívica.
Para possibilitar o acesso à natureza a todos, o projeto contempla ainda um conjunto de ações de educação ambiental inclusivas a cidadãos com deficiência física, criando condições para que este público possa usufruir da natureza. Para esse fim, serão promovidas atividades e desenvolvidos recursos adaptados, estando contemplada a criação de um jardim sensorial e a edição de um livro sobre natureza em braille.
Com o projeto “Natureza para Todos” a LPN espera demonstrar como a natureza pode ser vivida por todos e, dessa forma, contribuir para apoiar uma Nova Cultura Ambiental.


 



O Fundo Ambiental

O Fundo Ambiental, criado através do Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12 de agosto, tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Mais informações em:
www.fundoambiental.pt