Notícias

Magusto com a LPN

No dia 11 de novembro celebrou-se o dia de São Martinho no nosso Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde, tendo como paisagem de fundo a planície alentejana.





Num típico dia de sol de São Martinho, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, da LPN, abre portas para receber mais de meia centena de participantes para o magusto de 2017.

A manhã foi dedicada à natureza tendo a atividade iniciado com uma apresentação sobre o Programa Castro Verde Sustentável. Munidos de binóculos e de guias de campo, os participantes efetuaram um percurso pedestre pela herdade do Vale Gonçalinho, em plena Reserva da Biosfera de Castro Verde, para observação de aves. Duante o percurso os participantes foram convidados a assumirem o papel de 'vigilantes da natureza' e a realizarem um pequeno diagnóstico ambiental associado ao percurso efetuado.
Foi também avistada uma raposa que calmamente caminhava pela paisagem.


Da parte da tarde, os participantes emocionaram-se com o cante alentejano pelo Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde”. Para além da atuação do Grupo Coral, os participantes foram desafiados a participarem numa Oficina de Cante que aprendendo foram cantando algumas das modas, tais como: Nós somos do Alentejo; Estava dormindo acordei; Já passei ao mar alto; É tão grande o Alentejo e Roseira enxertada, entre outras.

Ao som do cante alentejano, do crepitar das castanhas a assar e de outras iguarias, o convívio fez-se sentir desde os mais novos aos mais velhos que juntos dançaram uma moda em roda.

O nosso obrigado ao Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde” por nos terem proporcionado uma tão agradável tarde de São Martinho em plena planície alentejana, onde a natureza e os costumes se interligam.

Esta atividade decorreu no âmbito do projeto "Natureza para Todos" que conta com o apoio do Fundo Ambiental.