Notícias

Vigilante por um dia em Tróia

Na manhã de sábado de 25 de Novembro decorreu mais uma saída “Vigilante por um dia”, desta vez à Península de Troia, que contou com a orientação do Professor Francisco Andrade para dar a conhecer a dinâmica costeira e o sistema dunar deste local.





Com partida na sede da LPN pelas 8h00, os cerca de 20 participantes seguiram de autocarro rumo a Setúbal para apanhar o Ferry e apreciar a viagem de travessia do Sado. Alguns participantes ainda foram brindados pelo vislumbre de alguns roazes que se alimentavam junto ao cais.

À chegada à Marina de Tróia, esperava-nos o Professor Francisco Andrade, investigador do MARE (MARE-Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) que orientou todo o grupo para o ultimo piso da torre do Troia Resort, de forma a todos os participantes terem uma perspetiva panorâmica sobre Troia e compreender a evolução do ambiente ao longo dos anos. Neste local o investigador explicou os vários fenómenos e apresentou evidências que mostram o avanço da costa a avançar em direção ao mar, ao contrário do que acontece em quase toda a costa portuguesa.

Seguiu-se um breve percurso pelo sistema dunar em direção à praia, identificando-se várias espécies características deste ecossistema ao nível da flora, assim como algumas espécies da fauna. Já mais próximo da linha de praia analisou-se a areia e os seus sedimentos, tal como os fragmentos da biodiversidade marinha identificando-se bivalves, crustáceos, equinodermes e gastrópodes.

O final da visita terminou com o regresso ao ferry com a satisfação unânime de todos os participantes, apesar da chuva, tão preciosa nesta altura do ano.
 
    


Esta atividade decorreu no âmbito do projeto "Natureza para Todos" que conta com o apoio do Fundo Ambiental.