Notícias

Castro Verde recebeu Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo

O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas visitou a Reserva da Biosfera da UNESCO de Castro e elogiou o trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza.





O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), Zurab Pololikashvili, esteve no dia 23 de janeiro, no Centro de Educação Ambiental da LPN em Castro Verde, Reserva da Biosfera da Unesco desde junho de 2017, acompanhado pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo-Ribatejo, António Ceia da Silva, e entre outros responsáveis do setor.

A LPN, a CMCV e a AACB aproveitaram a ocasião para apresentar os valores naturais e culturais que estão na base do recente reconhecimento do território como Reserva da Biosfera pela UNESCO, bem como, os desafios em termos de promoção de uma atividade turística sustentável nestes territórios.

A visita representou uma oportunidade única de valorização da Reserva da Biosfera de Castro Verde num setor decisivo para o futuro e teve como objetivo proporcionar o contacto direto com a oferta turística sustentável do território.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, enalteceu o importante trabalho desenvolvido em Castro Verde, bem como, o seu potencial turístico e considerou que esta é “uma experiência muito interessante e oxalá todos os países a possam copiar, pois é um ótimo exemplo de como respeitar e conservar a natureza. E numa altura em que o sector do turismo está a crescer tão rapidamente, é necessário respeitar a natureza, que é uma componente muito importante do turismo".

A fechar a visita, a turma do 4º B do Centro Escolar nº 2 de Castro Verde protagonizou um belo momento dedicado ao cante alentejano, também Património Imaterial da UNESCO, através da interpretação de algumas modas tradicionais. O projeto “Cante Alentejano nas Escolas” envolve 363 alunos das turmas do pré-escolar e 1º ciclo de Castro Verde, sendo uma colaboração do Município de Castro Verde com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, e demostra também o empenho da Reserva da Biosfera de Castro Verde na preservação das tradições culturais junto das gerações mais novas.

Veja aqui o vídeo da atuação da turma do 4º B do Centro Escolar nº 2 de Castro Verde dedicada ao cante alentejano.