Notícias

O Projeto MARSW já está no Mar!

Tiveram início no mês de janeiro os trabalhos para levantamento de cartografia física dos fundos marinhos no PNSACV, a decorrer no âmbito do projeto MARSW.






O Instituto Hidrográfico deu início aos trabalhos de cartografia física dos fundos marinhos da área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), no âmbito do projeto MARSW - Sistemas de Informação e Monitorização da Biodiversidade Marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POSEUR-03-2215-FC-000046).

O navio hidrográfico “NRP Almirante Gago Coutinho” executou, entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro, mais um levantamento hidrográfico (LH) nos fundos marinhos do PNSACV. Neste levantamento, foi utilizado um «sondador multifeixe de elevada resolução», que permite a geração de modelos batimétricos com grande detalhe. Está prevista nova campanha no mar a partir de 26 de fevereiro.

Estes trabalhos de cartografia dos fundos marinhos vão servir de base aos diferentes trabalhos de monitorização previstos no projeto. O MARSW irá desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha, nas áreas classificadas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que permitirá monitorizar o estado de conservação das espécies e habitats que aí ocorrem e que terá inicio ainda em fevereiro de 2018.

O projeto MARSW é um projeto coordenado pela LPN, com parceria institucional do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, financiado ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Para a sua execução foram contratadas equipas especializadas, nomeadamente do Instituto Hidrográfico, do Centro de Ciências do Mar do Algarve, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Universidade de Lisboa) e da Universidade de Évora. Saiba mais aqui.

 
 

Fotografias de Inês Sousa