O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG)















O CEAVG - Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, situa-se numa herdade no coração da planície a cerca de 7km da Vila de Castro Verde. A Herdade do Vale Gonçalinho, onde se situa o CEAVG foi adquirida em 1995 (com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia e o apoio dos sócios da LPN), tendo-se iniciado as obras de recuperação do edifício em 1998 (financiado pelo Programa Ambiente do FEDER). A inauguração do CEAVG decorreu em Maio de 2000, tendo sido já alvo de um melhoramento adicional em 2006 (financiado pelo Programa Operacional da Região Alentejo do FEDER). O CEAVG é um edifício autossustentável, funcionando essencialmente com recurso à microprodução de energias renováveis (solar e eólica) e ainda com tratamento de efluentes através de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais por Plantas (ETARP) e compostagem de resíduos.
O nosso Centro de Educação Ambiental para além de oferecer o apoio logistico aos vários projetos da LPN no Baixo Alentejo, recebe ainda anualmente centenas de visitantes, interessados essencialmente na avifauna estepária de Castro Verde. Além dos turistas recebemos também visitas escolares, ações de voluntariado e participantes em diversas atividades promovidas pela LPN ou por outras instituições que nos solicitem colaboração.
 
 
 


O CEAVG para além da sensibilização ambiental que faz junto dos turistas que nos visitam tem apostado ainda na sensibilização junto dos mais novos, quer diretamente nas escolas através dos vários projetos que têm sido desenvolvidos, quer no CEAVG através de ATL’s, participação em várias atividades organizadas pela LPN ou por outras entidades e ainda ações de voluntariado promovidas pela LPN.
No entanto, o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho está essencialmente vocacionado para a sensibilização junto do público escolar. No CEAVG, efetuam se Visitas Temáticas que estão disponíveis para alunos dos diversos níveis de ensino (do 1º ciclo ao ensino superior).


Os conteúdos pedagógicos desenvolvidos estão disponíveis em:

 
Programa Educativo 2017/2018