Projetos

LIFE + Estepárias - Conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo

Este novo projeto da LPN surge em 2009 inserido no Programa Castro Verde Sustentável, e tem como principal objetivo garantir a conservação a longo prazo da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo.

BIODIVERSIDADE NA AGRICULTURA

Em toda a área do Mediterrâneo a agricultura desempenha um papel chave na manutenção e promoção da biodiversidade. Portugal apresenta índices de biodiversidade elevados em todo o seu território, que estão frequentemente associados à atividade agrícola. Quaisquer sistemas agrícolas (mesmo os mais intensivos) podem implementar práticas agrícolas que contribuam para promover a biodiversidade.

Aplicação de Compromissos Agroambientais

Através do debate e a partilha de experiências entre os diversos intervenientes, pretende-se contribuir para produzir e divulgar conhecimentos sobre boas práticas em medidas agroambientais que fomentam a biodiversidade, assim como obter respostas sobre a adesão aos compromissos agroambientais.

Certificação Agrícola

Este projeto propõe uma reflexão sobre a adaptação ao setor agrícola das normas de certificação ambiental e de sustentabilidade existentes, e elaborar propostas, em conjunto com as entidades competentes, para a sua adequação aos objetivos de gestão das áreas agrícolas de estepe no Alentejo, promovendo assim a difusão de boas práticas, novos conhecimentos e metodologias de gestão sustentável.

Turismo Sustentável no Espaço Rural

A atividade turística deve ser um dos vetores das estratégias de desenvolvimento das áreas rurais, sendo premente intervir para garantir a sua sustentabilidade. O papel fundamental do turismo na criação de emprego, de riqueza e de desenvolvimento sustentável, foi aliás reconhecido em Abril deste ano, na Declaração de Madrid, aprovada pelos representantes e ministros de Turismo da União Europeia.

Projetos Realizados AGRO 140 – Avaliação da Sustentabilidade de alguns sistemas de culturas no Baixo Alentejo

É um Projeto de demonstração, com o objetivo de melhorar a qualidade dos solos delgados, derivados de xisto, do Baixo Alentejo, de modo a garantir a produção agrícola essencial para a manutenção do ecossistema pseudo-estepário.

Projeto Piloto de Combate à Desertificação

Este Projeto insere-se no "Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação" e desenvolve-se numa zona muito degradada, mas num biótopo de grande interesse do ponto de vista da conservação: o Biótopo Estepário Cerealífero do Campo Branco. Com este projeto-charneira pretende-se desenvolver ensaios e campos de demonstração de medidas concretas de proteção da "terra" (solo, vegetação, água e biota) adaptáveis às condições bio-edafo-climáticas do Campo Branco.

Orgânica Verde

O Projeto Orgânica Verde tem como principal objetivo sensibilizar a população do Concelho de Castro Verde para a redução dos resíduos orgânicos a colocar em aterro, através da promoção da recolha seletiva destes resíduos e da compostagem.

Rural Value

O Rural Value é um projeto ambicioso e abrangente que assenta na promoção do desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados no Baixo Alentejo, nomeadamente sobre as culturas cerealíferas de sequeiro nas planícies de Castro Verde.

LIFE Peneireiro-das-torres

Em Outubro de 2002, a LPN iniciou o projeto “Recuperação do Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) em Portugal”, cofinanciado a 75% pelo Programa LIFE, com duração de 4 anos. Considerado como uma das espécies mais ameaçadas em termos globais, o Peneireiro-das-torres sofreu um acentuado declínio em Portugal desde meados do Séc. XX, restringindo-se hoje essencialmente ao Alentejo.