Projetos

LIFE + Estepárias - Conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo

Este novo projeto da LPN surge em 2009 inserido no Programa Castro Verde Sustentável, e tem como principal objetivo garantir a conservação a longo prazo da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo.


Este novo projeto da LPN surge inserido no Programa Castro Verde Sustentável, e tem como principal objetivo garantir a conservação a longo prazo da avifauna estepária no Baixo Alentejo.
As três espécies alvo do projeto encontram-se ameaçadas de extinção segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (ICNB), sendo a Abetarda uma espécie Em Perigo (EN), e o Sisão e o Peneireiro-das-torres espécies Vulneráveis (VU). Estas aves são extremamente sensíveis a alterações das práticas agrícolas, que num passado recente conduziram à perda e fragmentação do seu habitat por toda a Europa.
Os principais objetivos deste projeto são:
• Proteger as áreas de maior importância para a reprodução da Abetarda;
• Melhorar o sucesso reprodutor e a produtividade das espécies alvo, através da gestão do habitat, eliminação de fatores de perturbação e recuperação de indivíduos feridos;
• Encorajar e aconselhar os agricultores a aderirem a esquemas agroambientais que promovam a manutenção dos sistemas agrícolas extensivos de cultivo de cereal de sequeiro;
• Minimizar os impactos das linhas elétricas nas espécies alvo;
• Minimizar os impactes das vedações;
• Definir medidas de mitigação para reduzir o impacto das alterações climáticas globais nas espécies alvo.
As populações destas aves estepárias encontram-se, a nível nacional, praticamente restritas à região do Alentejo. No âmbito do projeto LIFE+ Estepárias serão desenvolvidas ações de conservação em quatro ZPE (Zonas de Protecção Especial) com pseudo-estepe do Baixo Alentejo: Castro verde, Piçarras, Vale do Guadiana e Moura/Mourão/Barrancos.
Tendo como parceiros a EDP – Energias de Portugal, e o CIIS – Centro de Investigação e Intervenção Social, a LPN assume a coordenação deste projeto, que teve início em 2009 e se prolonga até 2012.

Saiba mais em www.lifeesteparias.lpn.pt