À descoberta de um tesouro de Biodiversidade Urbana - Parque Botânico do Monteiro-Mor
Evento:

Já aconteceu

Formato

Ação de formação em regime presencial

Horário

das 10h às 13h

Duração

3h

Nota

Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h

21 de outubro | das 10h às 13h

 

Rodeando o Palácio do Monteiro-Mor, onde funcionam o Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional do Teatro, está um tesouro verde de Lisboa, que constitui um dos mais belos parques e jardins da cidade.

 

Na sequência de ações que a LPN tem desenvolvido sobre a Geodiversidade e   Biodiversidade Urbana, desta vez convidamo-los para uma viagem de sentidos, e de emersão pela natureza, através de um percurso guiado pelo arquitecto paisagista Rui Costa, num espaço frondoso e de memórias, “por caminhos sinuosos e intimistas, com lagos tanques e cascatas que não deixa ninguém indiferente”.

 

Vamos desvendar alguns segredos da sua Biodiversidade, Geodiversidade e História trazendo-nos a harmonia e uma consciência de unidade entre todas as manifestações da vida, entre nós e a natureza.

 

Os espaços verdes em Lisboa são cenários bucólicos onde os lisboetas se podem refugiar dos tubos de escape dos automóveis ou do ruído, fornecendo uma panóplia de funções.  O Parque Botânico Monteiro-Mor, reconhecido pela notável coleção de árvores e arbustos, para além da função ecológica, tem uma importante função social e cultural em contexto urbano, permitindo a salvaguarda da biodiversidade, do património histórico, cultural e dos elementos naturais.

 

Assim, propõe-se realizar um trajeto na secular cidade de Lisboa, pelo Parque Botânico Monteiro-Mor através de uma saída orientada, que permite a observação direta da biodiversidade urbana. É uma proposta para se utilizar o percurso proposto como um recurso pedagógico, num contexto familiar que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local, uma vez que permite ser um “laboratório natural” que os professores poderão utilizar para diferentes faixas etárias, por forma a proporcionar aos alunos uma aprendizagem que abrange vários conteúdos.

 

Esta ação enquadra-se também nos eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Estratégia Europeia de Proteção do Solo, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e Valores de Cidadania e Participação.

 

 

 

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer a biodiversidade do Parque Botânico de Monteiro-Mor, numa clara relação com a história e cultura da cidade de Lisboa.
  • Divulgar a geodiversidade e biodiversidade e sensibilizar para a importância da sua preservação
  • Promover o território através da abordagem de diferentes saberes como um recurso educativo e cultural para conservar e valorizar.
  • Incentivar e promover o contacto direto com o património natural e cultural.
  • Discutir potencialidades de contextos urbanos no ensino e aprendizagem das Ciências e da História.
  • Reconhecer a importância dos recursos geológicos e da biodiversidade urbana no desenvolvimento das cidades;
  • Estimular os professores a promoverem aulas de campo com os seus alunos, nos diversos níveis de ensino, contribuindo para o aumento do interesse dos jovens.
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e saídas de campo interdisciplinares nos Parques Urbanos e jardins das cidades com os seus alunos.

 

 

FORMADOR

Rui Costa – arquitecto paisagista – Museu Nacional do Traje - DGPC

 

 

LOCAL DE INÍCIO E FIM

Início e Fim: Parque Botânico do Monteiro-Mor, Museu Nacional do Traje; Museu Nacional do Teatro e da Dança, Largo Júlio de Castilho, Lisboa 1600 – 483

Coordenadas Geográficas: 38° 46' 31.'' N | 9° 10' 2.25'' W | Coordenadas decimais: Lat: 38.775577; Long: -9.165021000000024   

 

Como chegar:

  • Metro: Estação da Quinta das Conchas – andar 190 m (2 minutos).
  • Autocarro: Linhas 44 B – Circulação Lumiar – Campo Grande (Metro) e 703 – Bairro de Santa Cruz – Charneca.

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.

 

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21. Se for professor/a, no ato da inscrição indicar a escola, nível de ensino que leciona, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

 

INSCRIÇÃO até dia 18 de outubro

Associado/a da LPN: 15€

Não Associado/a da LPN: 25€

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt