Já aconteceu
FormatoAção de formação em regime presencial
Horáriodas 10h às 13h
Duração3h
NotaEsta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h
21 de outubro | das 10h às 13h
Rodeando o Palácio do Monteiro-Mor, onde funcionam o Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional do Teatro, está um tesouro verde de Lisboa, que constitui um dos mais belos parques e jardins da cidade.
Na sequência de ações que a LPN tem desenvolvido sobre a Geodiversidade e Biodiversidade Urbana, desta vez convidamo-los para uma viagem de sentidos, e de emersão pela natureza, através de um percurso guiado pelo arquitecto paisagista Rui Costa, num espaço frondoso e de memórias, “por caminhos sinuosos e intimistas, com lagos tanques e cascatas que não deixa ninguém indiferente”.
Vamos desvendar alguns segredos da sua Biodiversidade, Geodiversidade e História trazendo-nos a harmonia e uma consciência de unidade entre todas as manifestações da vida, entre nós e a natureza.
Os espaços verdes em Lisboa são cenários bucólicos onde os lisboetas se podem refugiar dos tubos de escape dos automóveis ou do ruído, fornecendo uma panóplia de funções. O Parque Botânico Monteiro-Mor, reconhecido pela notável coleção de árvores e arbustos, para além da função ecológica, tem uma importante função social e cultural em contexto urbano, permitindo a salvaguarda da biodiversidade, do património histórico, cultural e dos elementos naturais.
Assim, propõe-se realizar um trajeto na secular cidade de Lisboa, pelo Parque Botânico Monteiro-Mor através de uma saída orientada, que permite a observação direta da biodiversidade urbana. É uma proposta para se utilizar o percurso proposto como um recurso pedagógico, num contexto familiar que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local, uma vez que permite ser um “laboratório natural” que os professores poderão utilizar para diferentes faixas etárias, por forma a proporcionar aos alunos uma aprendizagem que abrange vários conteúdos.
Esta ação enquadra-se também nos eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Estratégia Europeia de Proteção do Solo, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e Valores de Cidadania e Participação.
OBJETIVOS
FORMADOR
Rui Costa – arquitecto paisagista – Museu Nacional do Traje - DGPC
LOCAL DE INÍCIO E FIM
Início e Fim: Parque Botânico do Monteiro-Mor, Museu Nacional do Traje; Museu Nacional do Teatro e da Dança, Largo Júlio de Castilho, Lisboa 1600 – 483
Coordenadas Geográficas: 38° 46' 31.'' N | 9° 10' 2.25'' W | Coordenadas decimais: Lat: 38.775577; Long: -9.165021000000024
Como chegar:
PÚBLICO-ALVO
Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.
NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21. Se for professor/a, no ato da inscrição indicar a escola, nível de ensino que leciona, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.
INSCRIÇÃO até dia 18 de outubro
Associado/a da LPN: 15€
Não Associado/a da LPN: 25€
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt