Já aconteceu
Local:Vila Nova de Poiares, Coimbra
Horário:das 9h30 às 12h30
Data:26 de novembro (terça-feira) de 2019
NANA
Despovoamento do interior, abandono agrícola, fragmentação da propriedade, reduzido retorno económico imediato face aos recorrentes incêndios florestais, más práticas e elevados custos da "limpeza" da floresta, são alguns dos desafios atuais que os pequenos proprietários e gestores florestais da sub-região do Pinhal Interior Norte enfrentam.
Desafios que também a Liga para a Protecção da Natureza conhece de perto, enquanto proprietária de um pequeno espaço florestal no concelho de Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra), e que ao longo dos últimos anos nos motivaram à implementação das melhores práticas florestais com vista à recuperação da floresta autóctone e à defesa da floresta.
Um caso de sucesso* que queremos agora partilhar através de ações de formação e demonstração de boas práticas, para incentivo à sua replicação nesta região do país.
Local
Quinta da Moenda, Vila Nova de Poiares (Coimbra)
Coordenadas GPS: 40.224855, -8.266410
Programa
9h30 às 11h
11h às 12h30
NOTA: A organização disponibiliza transporte gratuito coletivo entre Coimbra e Vila Nova de Poiares, com saída de Coimbra às 8h30 (ESAC e Universidade de Coimbra) e regresso ao mesmo local às 13h30. Para mais informações e reserva de um lugar, entre em contacto connosco.
Destinatários
Proprietários e gestores florestais. Autarquias. Empresários florestais e empresas de trabalhos florestais, sapadores florestais e outros técnicos de operações florestais. Estudantes de ensino superior. Público em geral.
Inscrições
Atividade Gratuita com inscrições obrigatórias até 24 de novembro para geral@lpn.pt | 217780097.
No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para efeitos de ativação do seguro.
Notas
* A história da Quinta da Moenda
Doada à LPN em 2008 para fins de utilidade pública, a Quinta da Moenda foi entregue aos cuidados do grupo de voluntários do Núcleo da LPN da zona Centro que, ao longo destes anos, ali foram experimentando e implementando diferentes abordagens silvícolas próximas da natureza com vista à recuperação da vegetação autóctone.
Resultado desse trabalho, este espaço florestal com cerca de três hectares e atravessado pela ribeira de Poiares é hoje conhecido como o "Refúgio Biológico de Vila Nova de Poiares" devido à sua diversidade de fauna e flora.
Ali podemos encontrar espécies típicas da floresta nativa da região, como o carvalho-roble (Quercus robur), o sobreiro (Quercus suber), o bordo (Acer pseudoplatanus), o pilriteiro (Crataegus monogyna), o sabugueiro (Sambucus nigra), o salgueiro (Salix sp.), o amieiro (Alnus glutinosa), o freixo (Fraxinus angustifolia), o sanguinho (Frangula alnus), o azevinho (Ilex aquifolium), a urze (Erica sp.), a gilbardeira (Ruscus aculeatus), entre outros.
Uma vez recuperada, este reduto de floresta autóctone funciona atualmente como barreira natural à progressão de incêndios florestais no espaço florestal envolvente, dominado por eucalipto, pinheiro-bravo e acácias.
Uma iniciativa apoiada por:
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt