Já aconteceu
Ação de formação de curta duraçãoFIC.A - Festival Internacional de Ciência
Horáriodas 17h às 20h
FormatoAção de formação em regime presencial
Duração3h
15 de outubro de 2021 | das 17h às 20h
Ação enquadrada no FIC.A - Festival Internacional de Ciência
Xylella fastidiosa Wells et al., (1987), é uma bactéria classificada como organismo de quarentena, de declaração obrigatória, estando incluída na Lista A2 da Organização Europeia para a Proteção de Culturas (EPPO).
Esta bactéria foi detetada em Portugal em dezembro de 2018, numa amostra de Lavandula dentata, pelo Laboratório Nacional de Referência para a Sanidade Vegetal, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV). É uma bactéria restrita ao xilema, disseminada por insetos picadores sugadores de fluido xilémico (seiva bruta), e tem uma ampla gama de hospedeiros (mais de 650 espécies), muitos de grande importância económica para Portugal, como as oliveiras, amendoeiras, citrinos, videira, Quercus sp. bem como numerosas espécies ornamentais.
Nesta ação vai ser apresentada a biologia, a dos vetores e a sua distribuição geográfica. Vão ser apresentadas todas as fases necessárias ao seu diagnóstico, com demostração pratica.
Será efetuada a identificação de sintomas e os formandos serão convidados a fazerem parte do nossa Equipa de Inspetores cidadãos.
FORMADORA
Investigadora desde 1991, especializada em enzimas microbianas degradadoras de materiais lignocelulósicos, metagenómica de águas minerais naturais e fitopatologia molecular.
Desde há 11 anos, é investigadora sénior no INIAV, e desde 2014 está no Laboratório Nacional de Referência para a Sanidade Vegetal, sendo responsável pela investigação, deteção e tipagem de Xylella fastidiosa em amostras de plantas e vetores de insetos associados aos Planos de Prospeção e Contingência, do Ministério da Agricultura.
É perita nacional em Xylella fastidiosa na Organização Europeia de Proteção das Plantas. É responsável pela formação técnica dos inspetores fitossanitários que recolhem amostras de plantas para a deteção de Xylella fastidiosa.
PÚBLICO ALVO
Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.
Nº máximo de inscriçoes
20 participantes
Através da plataforma FIC.A - Festival Internacional de Ciência (Clique aqui)
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt