Água na agricultura: rumo à eficiência e sustentabilidade
Evento:

Próximo Evento

Ciclo de webinares

com a parceria EPAL

Formato

em direto no canal youtube da LPN

Horário

das 18h às 20h

A Liga para a Protecção da Natureza e a EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) apresentam o ciclo de webinars "Da seca extrema à escassez de água: desafios na gestão deste recurso vital"

 

As 4 sessões do ciclo decorrem semanalmente, entre 1 e 21 de fevereiro, das 18h às 20h. A participação é gratuita, bastando para isso aceder ao canal Youtube da LPN.


As sessões contarão com a presença de especialistas de várias entidades (painéis a revelar brevemente) num formato de mesa redonda que irá focar questões prementes no que respeita à escassez de água, abordando diferentes áreas de intervenção.

 

  

 

Água na agricultura: rumo à eficiência e sustentabilidade

 

21 de fevereiro de 2024 | das 18h às 20h

A agricultura é um dos setores mais dependentes da disponibilidade hídrica e consequentemente também um dos setores mais afetado pelas alterações climáticas, em especial pelos períodos de seca extrema prolongados, onde as projeções apontam como um cenário cada vez mais constantes no futuro próximo.

 

Neste webinar pretende-se discutir e trazer para reflexão a atual política de gestão agrícola, se esta é sustentável atendendo à escassez de água agrícola e que alternativas viáveis existem para a sustentabilidade dos solos e garantia da segurança alimentar. 

 

MODERADORA Ana Marta Paz - LPN

 

ORADORES

Maria José Roxo - Licenciada em geografia e doutorada em geografia e planeamento regional, é Professora Catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA. A sua investigação centra-se em temáticas como a desertificação, as mudanças climáticas e as catástrofes naturais. É membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação e da Academia de Ciências de Lisboa.

 

Joaquim Poças Martins - Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Master of Science em Public Health Engineering e PhD pela Universidade de Newcastle (University upon Tyne), em Inglaterra. É ainda diplomado em Alta Direcção Empresarial pelo IESF da Universidade de Navarra, Espanha. É Doutorado e Agregado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e tem o grau de Engenheiro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

Desde 1974 é docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde é Professor Associado com Agregação e, desde 2013, Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água.

 

Cláudio Heitor - É técnico florestal e de recursos naturais da CONFAGRI desde 2003, centrando a sua atividade no apoio técnico às cooperativas associadas quer ao nível florestal, quer do desenvolvimento rural, quer em matérias ambientais. De entre os diversos temas que acompanha alguns assumem particular relevância: os incêndios rurais, a fitossanidade florestal, a cinegética, a promoção do cooperativismo; os investimentos na exploração agrícola e florestal; a conservação da fauna e da flora.

Paralelamente tem participado em vários trabalhos de consultadoria na área ambiental e de avaliação de políticas, nomeadamente ao nível dos descritores ecossistemas, fauna terrestre e desenvolvimento rural.

 

 

Participe! As sessões são gratuitas e decorrem em direto, às 18h, no canal YouTube da LPN: youtube.com/LPNatureza

 

 

Como o apoio

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt