Arte e Natureza no Metro de Lisboa
Evento:

Próximo Evento

Ação de formação em regime presencial

Acreditada para os docentes como ação de curta duração

Horário

das 14h30 às 17h30

Duração

3h

Uma experiência de Educação Ambiental

Lisboa

Uma experiência  de Educação Ambiental

25 de fevereiro | das 14h30 às 17h30

 

Vamos desta vez, entrar na carruagem do metro de Lisboa, numa viagem de arte e natureza, nas galerias artísticas das estações de metro de Lisboa. Através das obras de arte urbana no metro, de artistas consagrados que deixaram o seu cunho, a viagem tem como pressuposto transversal, a análise e compreensão das ligações que impulsionem o pensamento crítico, possibilitando o debate e a partilha, com foco nas questões de cidadania ativa ligada à sustentabilidade ambiental.

 

Através da compreensão da origem dos recursos geológicos e matérias-primas envolvidas na construção do metro, dos variados temas evidenciados nas fachadas, corredores e túneis interagem como um todo. São espaços, formas e matérias que se integram e interagem como um sistema.

 

Faz-se um apelo global, de envolvimento existencial em favor de uma natureza orgânica, dos seus seres, mas também do meio abiótico. É uma condição de existência, adepta de uma revolução para um mundo mais altruísta e responsável.

 

Mesmo em ambientes artificiais, as artes podem-se fundir-se com outros ramos de saber, com a história da cidade de Lisboa e com a educação ambiental, implementando-se ideias para novas propostas didáticas e itinerários educativos que promovam a mobilidade sustentável. 

 

O convite a esta viagem interdisciplinar pelo metro de Lisboa, passando pelo seu elevado valor patrimonial, artístico e histórico, detetando a beleza dos painéis de azulejaria, ou os motivos das rochas ornamentais, é uma forma de nos conectar ao Mundo de forma mais responsável.

 

Neste contexto, tendo como missão dinamizar a educação ambiental de forma holística, o Centro de Formação da LPN proporciona esta ação de formação contando com o apoio de dinamizadores do Metro de Lisboa e do Museu Geológico de Lisboa - LNEG.

 

A ação reforça os princípios e eixos temáticos da ENEA - Valorizar o Território e Descarbonização da sociedade e a referência dos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente, no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.

 

 

 

OBJETIVOS

  • Relacionar o conhecimento da arte nas estações de metro com as questões ambientais, a Geologia e a história da cidade de Lisboa.
  • Divulgar a intervenção e o conhecimento artístico e de arquitetura do metro de Lisboa ligando-a a diferentes áreas de saber.
  • Observação e análise de motivos artísticos relacionados com a Natureza e a Biodiversidade.
  • Conhecer as matérias-primas, os recursos geológicos e a geodiversidade envolvida na construção das estações de metro de Lisboa.
  • Propiciar ferramentas pedagógicas e recursos educativos para que os professores com os seus alunos abordem e participem ativamente.
  • Estimular os professores a promoverem aulas de itinerários educativos urbanos com os seus alunos, nos diversos níveis de ensino, contribuindo para o aumento da consciência e participação crítica sobre as questões ambientais.
  • Conhecer os materiais utilizados, os recursos geológicos e a geodiversidade envolvidos na construção das estações de metro de Lisboa.
  • Sensibilizar os professores para a utilização de atividades fora da sala de aula que promovam a construção de recursos didáticos e a mobilidade sustentável como uma estratégia de combate às alterações climáticas.

 

 

FORMADORES

Jorge Sequeira, Geólogo. Técnico Superior do Museu Geológico de Lisboa - LNEG

Jorge Fernandes, professor destacado na LPN

Patrick Wallerand, amante das Artes em Lisboa

 

 

LOCAL DE INÍCIO E FIM

Entrada exterior da estação de metro do terreiro do Paço

 

Como chegar: Metro de Lisboa - Paragem -  Estação do Terreiro de Paço

Coordenadas GPS: 38.70723, -9.13328

 

 

PÚBLCIO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Associados da LPN e cidadãos interessados.

 

 

NOTAS

  • Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.
  • Se for professor/a envie a seguinte informação: escola, nível de ensino que leciona, BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

 

INSCRIÇÃO  até dia 22 de fevereiro de 2023. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

Associado/a LPN: 15 €

Não Associado/a LPN: 25 €

  • O valor da inscrição não inclui o bilhete da deslocação no metro de Lisboa.

 

Os dados para pagamento estão indicados nas notas do formulário em baixo.

 

Inscreva-se nesta Formação

Já é associado?


Upload de comprovativo de pagamento

Nenhum ficheiro selecionado

DADOS DE FATURAÇÃO

(Preencher os dados de faturação se diferentes dos dados inseridos em cima)

Antes de enviar o presente formulário, consulte a nossa Política de Privacidade que lhe fornece todas as informações sobre o tratamento dos seus dados, bem como sobre os seus direitos. Ao preencher o presente formulário, declara que leu a nossa Política de Privacidade.

Notas:

  • As inscrições só são consideradas válidas após o respetivo pagamento e envio dos comprovativos de pagamento e de estudante (quando aplicável), dentro do prazo limite e de acordo com as vagas disponíveis;
  • O pagamento da inscrição na ação de formação deverá ser efetuado para o IBAN PT50 0036 0270 99100023257 25;
  • No caso do pagamento do valor de associado os dados para faturação têm de ser os do associado;
  • A realização das ações de formação está sujeita a um número mínimo de inscrições;
  • É possível a modificação da data de realização das ações de formação de acordo com a disponibilidade dos participantes, sendo, neste caso avisados todos os inscritos.

No caso de Desistência:

  • Até 10 dias úteis antes da data de início da ação de formação, haverá lugar a reembolso total (quando aplicável);
  • Até 3 dias úteis a organização reserva-se ao direito de reter 50% do pagamento efetuado;
  • Após essa data, não será efetuado reembolso.
  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt