Aspirante Geoparque Oeste - um roteiro educativo pelo património natural e cultural
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Ação de formação em regime b-learnig no Aspirante Geoparque Oeste

25 horas

Datas

Dias 17, 18, 20, 22 e 23 de abril

Horário

Dias 17, 18, 20 das 18h às 20h | Dias 22 e 23 saídas de campo

Registo de acreditação

CCPFC/ACC -112840/21

Sessões online

Dias 17, 18 e 20 de abril das 18h às 20h

 

Sessões presenciais

Dias 22 e 23 de abril  - saídas de campo

 

 

O Geoparque Oeste aspirante à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO engloba uma riqueza enorme de geodiversidade com um património geológico de relevância internacional, cuja conservação é essencial para as Geociências para o conhecimento sobre a origem da biodiversidade e outras valências culturais.

 

Esta ação pretende utilizar o Aspirante Geoparque Oeste como recurso pedagógico, uma vez que permitirá abordar o conceito de geoparque, demonstrando a importância dos geoparques enquanto recurso educativo, nomeadamente o papel dos programas educativos no ensino das geociências, dando a conhecer a geodiversidade, numa clara relação com a biodiversidade, a história local e a cultura.

 

Pretende-se divulgar o seu património e fomentar nos professores a atualização de conhecimentos de forma a construir e desenvolver ações em campo, reforçando os princípios e eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (eixo 3 - Valorizar o Território e Descarbonização da Sociedade) e integrando os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade com ênfase nos temas I – Sustentabilidade, Ética e Cidadania, III – Território e Paisagem; IV – Alterações Climáticas. IV – Alterações Climáticas, V- biodiversidade, VII – Água e VIII – Solos.

 

O património natural e cultural são realidades indissociáveis, a sua promoção nos jovens através dos professores promovendo a sua literacia científica e fornecendo recursos educativos são essenciais para uma Educação para a Sustentabilidade.

 

OBJETIVOS

  • Promover o contacto direto com o património geológico do aspirante Geoparque Oeste integrando também a biodiversidade e a cultura;
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para a realização de atividades e visitas de estudo com os seus alunos;
  • Interligar o património paleontológico do aspirante Geoparque Oeste com outros recursos naturais e culturais existentes nesse território;
  • Reconhecer o potencial educativo do aspirante Geoparque Oeste;
  • Abordar a implementação de projetos de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário;
  • Proporcionar atividades de trabalho de campo para os professores de interpretação de geosítios;
  • Desenvolver competências científicas e didáticas necessárias à implementação de estudos pluridisciplinares;
  • Contribuir para o incremento da motivação dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da atualização dos professores na área do ensino das Geociências associados ao conhecimento da história local;
  • Demonstrar a importância dos geoparques e dos centros de interpretação enquanto recursos educativos.

 

CONTEÚDOS

  • Importância dos geoparques na educação e enquanto recurso educativo; - A Geodiversidade, o património paleontológico do aspirante Geoparque Oeste e estratégias de geoconservação;
  • Património natural e evolução geológica do Aspirante Geoparque Oeste;
  • integração de aspetos culturais e naturais de diferentes âmbitos, como o património cultural (incluindo o arqueológico, histórico e imaterial). Geodiversidade, Biodiversidade e Ecologia do aspirante Geoparque Oeste;
  • Educação ambiental e novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem;
  • Os Centros de Interpretação enquanto recursos educativos;

 

Estes conteúdos fazem parte dos programas curriculares das áreas disciplinares de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Geografia e História do Ensino Básico e Secundário, permitindo um maior aprofundamento cientifico das temáticas relacionadas com a geodiversidade, a paleontologia bem como dar a conhecer os geossítios, a rota histórica das Linhas de Torres e aspetos relevantes da biodiversidade que poderão ser utilizados para exemplificar os conteúdos programáticos abordados em contexto de sala de aula.

 

 

FORMADORES

Nuno Pimentel, é o coordenador científico do Aspirante Geoparque Oeste. Docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (desde 1987). Doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa (1997). Investigador em Geologia das Bacias Sedimentares.

Autor de trabalhos científicos sobre a evolução da Bacia Lusitânica e a Geologia Sedimentar do Oeste, em revistas nacionais e internacionais da especialidade, bem como palestras e textos de divulgação para as escolas e o público em geral. Organizador de Cursos de Campo nacionais e internacionais, na região Oeste, para Escolas e para Geólogos profissionais.

 

Bruno Pereira, é licenciado e mestre em Geologia pela Universidade de Lisboa e Doutorado pela Universidade de Bristol, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa. Membro do corpo técnico da Associação Geoparque Oeste. Os seus trabalhos de investigação têm-se debruçado sobre os equinodermes fósseis do território português, com especial foco nos ouriços-do-mar do Mesozóico de Portugal. Desenvolveu trabalhos de prospeção, recolha e preparação de fósseis, principalmente de dinossauros. Colaborador, executando tarefas de gestão do Museu da Lourinhã, visitas guiadas, conceção de exposições e investigação.

 

 

PÚBLICO-ALVO

Curso de 25 horas acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos Professores dos grupos 230, 420, 520 (1crédito). Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados. 

 

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

As deslocações nas saídas de campo dos dias 22 e 23 de abril serão em transporte próprio dos formandos (irá tentar-se efetuar um regime de transporte partilhado de forma a se promover uma mobilidade mais sustentável).

 

 

INSCRIÇÃO  até dia 14 de abril de 2023. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

Associado/a da LPN: 70€
Não associado/a da LPN: 105€

  • O valor inclui a entrada no Paúl da Tornada.

 

Os dados para pagamento estão indicados nas notas do formulário em baixo.

 

 

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Notas:

  • As inscrições só são consideradas válidas após o respetivo pagamento e envio dos comprovativos de pagamento e de estudante (quando aplicável), dentro do prazo limite e de acordo com as vagas disponíveis;
  • O pagamento da inscrição na ação de formação deverá ser efetuado para o IBAN PT50 0036 0270 99100023257 25;
  • No caso do pagamento do valor de associado os dados para faturação têm de ser os do associado;
  • A realização das ações de formação está sujeita a um número mínimo de inscrições;
  • É possível a modificação da data de realização das ações de formação de acordo com a disponibilidade dos participantes, sendo, neste caso avisados todos os inscritos.

No caso de Desistência:

  • Até 10 dias úteis antes da data de início da ação de formação, haverá lugar a reembolso total (quando aplicável);
  • Até 3 dias úteis a organização reserva-se ao direito de reter 50% do pagamento efetuado;
  • Após essa data, não será efetuado reembolso.
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