Biodiversidade e educação ambiental
Evento:

Já aconteceu

Ação de formação em regime e-learning

Online pela plataforma zoom

Datas

Dias 25 set | 2, 9, 16 e 30 out

Horário

Dias 25 de setembro 18h-20h30 | 2, 9 e 16 de outubro 18h00-21h | 30 de outubro 17h30-21h

Duração

25h

Aulas síncronas (15 horas)  | 25 de setembro 18h-20h30 | 2, 9 e 16 de outubro 18h00-21h | 30 de outubro 17h30-21h

 

Formato assíncrono (10 horas)

 

 

Numa época de relativização da evidência e da ciência e, em particular, das ciências da conservação e do clima, é crucial reafirmar que um formidável corpo de observações acumulado na última década prova, de forma inequívoca, que a biota terrestre enfrenta uma nova extinção em massa, desta vez mediada pela humanidade.

 

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória apresenta o tema da Biodiversidade ao longo de toda a escolaridade.

 

Na Educação para a Cidadania, o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a Biodiversidade é um dos temas. Um dos indicadores desse referencial é «Participar em projetos e estudos de caso relativos a estratégias de conservação da Biodiversidade em casos concretos».

 

OBJETIVOS

  • Capacitar os professores para que os alunos atinjam o objetivo «compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente», definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Preparar para a aquisição das aprendizagens essenciais, definidas no referido Perfil, como a de «Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável».
  • Debater métodos de ensino-aprendizagem com vista aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nº 4, 13, 14 e 15.

 

CONTEÚDOS

  • Educação ambiental
    • A Educação Ambiental nos currículos
    • A transversalidade da Educação Ambiental
    • Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável
    • O Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os seus temas

 

  • Biodiversidade
    • A Biodiversidade no currículo, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais
    • A importância da Biodiversidade para o ambiente e para a humanidade
    • A importância de preservar a Biodiversidade
    • Principais ameaças à Biodiversidade
    • Estratégias que visam proteger a Biodiversidade

 

Planificação de saídas de campo a áreas protegidas, adaptadas ao currículo dos alunos, para observação da biodiversidade e visando:

  • A interiorização de regras de conduta responsáveis;
  • A análise dos principais valores que justificam o estatuto de proteção;
  • A análise das fragilidades e ameaças à conservação;
  • A análise crítica das medidas de gestão.
  • A caracterização da Biodiversidade existente a nível local e de um ecossistema na zona envolvente da escola.
  • A Ciência cidadã e o seu contributo para o conhecimento da Biodiversidade.
  • Utilização de programas e Aplicações de smartphones para observação da biodiversidade e para a participação em ações sobre espécies invasoras.
  • Projetos e estudos de caso relativos a estratégias de conservação da Biodiversidade.

 

 

FORMADOR

José Manuel Esteves Janela , é formador nas áreas e domínios: A113 Ciências do Ambiente, A56 Técnicas de Laboratório, C05 Didáticas Específicas (Biologia), D08 Educação Ambiental, D102 Educação para a Cidadania (Educação Ambiental) e D11 Educação para a Saúde, com o registo de acreditação CCPFC/RFO-33812/13.

 

 

PÚBLCIO-ALVO

Professores dos grupos 230, 520 e 560. Outros interessados no tema.

 

 

NOTA: Curso de 25 horas acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos Professores dos grupos 230, 520 e 560 (1crédito). Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.

 

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Será feita uma avaliação contínua ao longo das sessões síncronas e assíncronas;

  • Participação nas sessões – 40%;
  • Produto da formação – material produzido – 60%. Dentro desses 60%, um quarto (15%) será para discussão a realizar online com a câmara ligada;
  • Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores:
    • Excelente: de 9 a 10 valores;
    • Muito Bom: de 8 a 8,9 valores;
    • Bom: de 6,5 a 7,9 valores;
    • Regular: de 5 a 6,4 valores;
    • Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

 

 

INSCRIÇÃO  até dia 21 de setembro de 2023. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

Associado/a da LPN: 65€
Não associado/a da LPN: 100€

 

  • Número limitado de inscrições até 15 docentes

 

Os dados para pagamento estão indicados nas notas do formulário em baixo.

 

 

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