Conhecer o Litoral do P. N. Sintra – Cascais
Evento:

Já aconteceu

Data:

14 julho

Duração:

09:30 - 14:30

Local:

Cascais

Aos sábados ou aos domingos traga a sua família e venha conhecer as famílias do litoral do Parque Natural Sintra-Cascais. Observando as paisagens naturais e percorrendo os caminhos, desde a praia até às dunas da Cresmina, passando pela praia do Guincho, até à praia do Abano, venha descobrir a Biodiversidade em Perigo desta área protegida!

 

O percurso inicia-se no junto ao Forte de Cresmina edificado em 1762, no contexto da Guerra dos Sete Anos, durante o qual Portugal esteve à beira de entrar em guerra com Espanha. Com a biodiversidade extinta a seus pés os participantes são convidados a reconstituir a história geológica que levou à formação das camadas rochosas onde está edificado o Forte. Seguindo para a praia da Cresmina, poderão ser observadas algumas famílias de espécies espontâneas do cordão dunar e no Centro de Interpretação das Dunas de Cresmina, integrando o sistema dunar Cresmina – Guincho e de forma irregular, podem observar a flora e fauna das dunas móveis embrionárias, dunas brancas  e dunas cinzentas. 

 

Na praia do Guincho, em frente ao Mar e dentro de uma chaminé vulcânica o grupo fará uma pausa para almoço volante. Seguem pela a orla costeira, pela arriba do Guincho até ao Abano pelas quais poderão observar espécies autóctones, como o Limonium multiflorum, Alecrim Rosmarinus officinalis, ou endémicas e protegidas, como a Miosótis-das-praias Omphalodes kuzinskyanae, entre outras.

 

No percurso, por cima de arribas e descendo na escala do tempo geológico, do Cretácico até ao Jurássico, alcançam uma zona de contacto entre filões magmáticos cruzados e as camadas de calcários, o culminar do cortejo filoneano. 
Num percurso de “vai e volta” este termina onde começou, no Forte da Cresmina. 

 

Percorrendo o trilho e reconhecendo a relação entre o substrato e os endemismos venha conhecer e proteger a biodiversidade autóctone identificando as principais ameaças!

 

FORMADORA

Clarisse Ferreira

Colaboração: Sandra Mesquita – Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves

 

ITINERÁRIO

Percurso pedestre (+/-10km) de dificuldade média, desde a Praia e Dunas da Cresmina, praia do Guincho até à praia do Abano. 

 

PONTO DE ENCONTRO

Praia da Cresmina, Junto ao Forte da Cresmina

 

COORDENADAS GPS

38.72506 N e -9.476661 O

 

LOCAL

Cascais

 

HORÁRIO

Início: 9h30 - Fim: 14h30

 

IDADE MÍNIMA

10 anos

 

CUSTA DA INSCRIÇÃO

Associados – gratuito

Não Associados – 5,00 €

 

INSCRIÇÕES* e INFORMAÇÕES

No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contacto).

 

CASO NÃO SEJA ASSOCIADO

O IBAN para efetuar o pagamento é o PT50 0035.0277.00008424930.60. Enviar o comprovativo de pagamento no ato da inscrição. 

 

NOTA

Esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de formação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN. 

 

*Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.

RECOMENDAÇÕES

  • Não aconselhável a pessoas com vertigens.
  • Levar calçado e vestuário adequados a caminhada, impermeável/corta-vento, água e almoço volante. 
  • Chegar ao local com 15min de antecedência à hora indicada para início.

 

A data da atividade pode ser alterada devido às condições climatéricas ou por não se atingir o número mínimo de inscrições.

 

 

Apoio:

 

 

Colaboração:

  • Eventos
  • Formações
  • workshops

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt