Biodiversidade em Perigo  – Conhecer o Litoral do Parque Natural Sintra – Cascais (2ª saída)
Evento:

Próximo Evento

Data:

24 junho

Duração:

09:30 - 14:30

Local:

Cascais

Aos sábados ou aos domingos traga a sua família e venha conhecer as famílias do litoral do Parque Natural Sintra-Cascais. Observando as paisagens naturais e percorrendo os caminhos, desde a praia até às dunas da Cresmina, passando pela praia do Guincho, até à praia do Abano, venha descobrir a Biodiversidade em Perigo desta área protegida!

 

O percurso inicia-se no junto ao Forte de Cresmina edificado em 1762, no contexto da Guerra dos Sete Anos, durante o qual Portugal esteve à beira de entrar em guerra com Espanha. Com a biodiversidade extinta a seus pés os participantes são convidados a reconstituir a história geológica que levou à formação das camadas rochosas onde está edificado o Forte. Seguindo para a praia da Cresmina, poderão ser observadas algumas famílias de espécies espontâneas do cordão dunar e no Centro de Interpretação das Dunas de Cresmina, integrando o sistema dunar Cresmina – Guincho e de forma irregular, podem observar a flora e fauna das dunas móveis embrionárias, dunas brancas  e dunas cinzentas. 

 

Na praia do Guincho, em frente ao Mar e dentro de uma chaminé vulcânica o grupo fará uma pausa para almoço volante. Seguem pela a orla costeira, pela arriba do Guincho até ao Abano pelas quais poderão observar espécies autóctones, como o Limonium multiflorum, Alecrim Rosmarinus officinalis, ou endémicas e protegidas, como a Miosótis-das-praias Omphalodes kuzinskyanae, entre outras.

 

No percurso, por cima de arribas e descendo na escala do tempo geológico, do Cretácico até ao Jurássico, alcançam uma zona de contacto entre filões magmáticos cruzados e as camadas de calcários, o culminar do cortejo filoneano. 
Num percurso de “vai e volta” este termina onde começou, no Forte da Cresmina. 

 

Percorrendo o trilho e reconhecendo a relação entre o substrato e os endemismos venha conhecer e proteger a biodiversidade autóctone identificando as principais ameaças!

 

 

FORMADORA

Clarisse Ferreira

ITINERÁRIO

Percurso pedestre (+/-10km) de dificuldade média, desde a Praia e Dunas da Cresmina, praia do Guincho até à praia do Abano. 

PONTO DE ENCONTRO

Praia da Cresmina, Junto ao Forte da Cresmina

COORDENADAS GPS

38.72506 N e -9.476661 O

LOCAL

Cascais

HORÁRIO

Início: 9h30 - Fim: 14h30

IDADE MÍNIMA

10 anos

CUSTA DA INSCRIÇÃO

Associados – gratuito

Não Associados – 5,00 €

INSCRIÇÕES* e INFORMAÇÕES

No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contacto).

CASO NÃO SEJA ASSOCIADO

O IBAN para efetuar o pagamento é o PT50 0035.0277.00008424930.60. Enviar o comprovativo de pagamento no ato da inscrição. 

NOTA

Esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN. 

 

*Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.

RECOMENDAÇÕES

  • Não aconselhável a pessoas com vertigens.
  • Levar calçado e vestuário adequados a caminhada, impermeável/corta-vento, água e almoço volante. 
  • Chegar ao local com 15min de antecedência à hora indicada para início.

 

A data da atividade pode ser alterada devido às condições climatéricas.

 

 

 

Colaboração:

  • Eventos
  • Formações
  • workshops

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt