Já aconteceu
Data:de 1 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020
Local:Portugal Continental
O milhafre-real (Milvus milvus) é uma das aves de rapina mais ameaçadas de Portugal, com uma população reprodutora Criticamente Em perigo (CR) e uma população invernante Vulnerável (VU), com efetivos oriundos do norte da Europa.
Os dormitórios encontram-se, geralmente em árvores grandes isoladas, pequenos bosques ou florestas, mas também pode ocorrem em postes elétricos e outras estruturas artificiais. Os aterros sanitários são um dos pontos conhecidos de atração do milhafre-real, que também é necrófago. Por este motivo os aterros constituem por vezes um excelente meio de identificação de concentrações, e prospeção de dormitórios, que frequentemente estão num raio de 1 km em redor.
Os primeiros censos foram realizados em janeiro 2015, e têm sido realizados anualmente em janeiro, fevereiro, desde essa data.
O censo europeu de milhafres-reais invernantes irá ser realizado em diversos países do centro e norte da Europa, com organização da LPO (França).
Objetivo
Contagem dos dormitórios conhecidos de maior dimensão e recolha de mais dados sobre dormitórios e outras concentrações de milhafre-real, em todo o país.
Organização
LPN, SPEA, ATNatureza, Palombar, Quercus e ICNF.
Metodologia
Se tiver conhecimento de concentrações de milhafres-reais (prévio ou de observações atuais), observadas ao início ou final do dia, agradecemos o envio da informação para Rui Machado, incluindo coordenadas geográficas e número de indivíduos, podendo usar a ficha de campo para o efeito. Esta informação é importante para complementar a dos dormitórios conhecidos. Chamamos a atenção para o seguinte:
Contactos e envio de dados
Envie a ficha de campo preenchida com os dados recolhidos. Em alternativa, insira os seus dados no PortugalAves/eBird e envie-nos o endereço da lista submetida.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt