Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos
Evento:

Já aconteceu

Data:

21 junho

Local:

Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha

Hora:

21H

Convidam-se todos os cidadãos do concelho de Caldas da Rainha e do concelho de Óbidos, bem como todas as partes interessadas, para uma sessão de apresentação do projeto de execução do "Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos", que decorrerá a 21 de junho (quinta-feira) pelas 21h na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

 

A iniciativa parte da LPN - Liga para a Protecção da Natureza e dos seus parceiros no projeto - a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Câmara Municipal de Óbidos e o Conselho da Cidade - Associação para a Cidadania.

 

Para além de dar a conhecer às comunidades locais os objetivos e ações previstas com a criação do Centro de Interpretação, este encontro permitirá à equipa do projeto auscultar as suas expectativas, bem como conhecer cidadãos disponíveis para a partilha de memórias e saberes associados à história e atividades praticadas na Lagoa de Óbidos.

 

"Estamos a contar com a participação dos habitantes locais em todas as fases do projeto, desde o planeamento, à recolha de informação ao usufruto do espaço. Depois de criada a estrutura, vamos ter várias iniciativas em torno da Lagoa de Óbidos, reunindo gerações, diferentes saberes e temas. Vamos ter exposições, recreações históricas, passeios pedestres para observação de aves, atividades com escolas, palestras e ateliers. E em todas estas ações, estamos a contar com o envolvimento de quem melhor conhece este espaço, os habitantes locais."

 


Para todos os interessados que não puderem participar nesta data, informa-se que haverá um segundo encontro de apresentação e auscultação em julho (mais detalhes em breve).

 

 

O Centro de Interpretação será um instrumento para a descoberta, valorização e transmissão do património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, contribuindo para a proteção deste sistema lagunar de reconhecida importância ecológica e para o desenvolvimento local sustentável.

 

Partilhado pelos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, o centro de interpretação consistirá num conjunto de estruturas, equipamentos e outras valências informativas e interativas disponíveis ao redor da lagoa. Através de um conceito inovador, dinâmico e de proximidade, convidará o visitante a um maior contacto com a paisagem, as comunidades locais e suas atividades tradicionais, por meio de ações educativas, de ciência cidadã, experimentação e turismo de natureza ordenado.

 

O "Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos" foi um dos projetos vencedores da edição de 2017 ao OPP - Orçamento Participativo Portugal na área da Ciência, ficará à disposição do visitante em 2019, e conta com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

Para um maior sucesso desta iniciativa, a LPN apela à partilha pelos seus contactos.

 

  • Eventos
  • Formações
  • workshops

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt