Debate: Estuário do Tejo - Marés de Ciência e de Educação para a sustentabilidade
Evento:

Já aconteceu

Data:

2 de fevereiro (sábado)

Local:

Lisboa - Auditório do Centro de Interpretação do Monsanto

Hora:

das 14h30 às 18h

Inserido no Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar - Convenção sobre as Zonas Húmidas, a LPN promove a palestra/debate Estuário do Tejo – Marés de Ciência e de Educação para a Sustentabilidade.

 

Esta palestra/debate insere-se também nos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental em especial do seu eixo temático – Valorizar o território e na implementação dos Objetivos do desenvolvimento Sustentável – (ODS) – 13 “Ação Climática”, 14 “ “Proteger a Vida Marinha” e 15 “Proteger a Vida terrestre”.

 

Este evento visa abordar e debater a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas num contexto de incerteza quanto aos efeitos das alterações climáticas, em especial do Estuário do Tejo, bem como divulgar boas práticas educativas implementadas naquela que foi classificada como a primeira zona húmida em Portugal incluída na lista de Sítios Ramsar.

 

Para além da palestra o evento inclui uma seleção de filmagens da P&LC – documentários de natureza, das “Marés Selvagens do Tejo” apresentada numa estação de televisão.

 

O debate(palestra  destina-se a técnicos de ambiente, professores dos diferentes níveis de ensino, Educadores de Infância, Educadores Ambientais, Estudantes; Técnicos de ONG e Autarquias, Jovens e Público em geral.

 

Nota: A ação está acreditada na modalidade de curta duração para Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário.

 

Inscrições gratuitas e obrigatórias para geral@lpn.pt ou 217780097, mencionando o nome completo e a Instituição a que pertence.

No caso de ser educador/professor do ensino básico e secundário indicar o grupo de recrutamento, escola e número do BI/CC.

 

 

PROGRAMA

  • 14h30-15h00 Receção dos participantes
  • 15h00 – 15h30 Painel de Abertura

Sessão de Boas-vindas/mesa de abertura
Eugénio Sequeira Presidente da Direção da LPN
Francisco Teixeira - Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

Helena Gil - Direção Geral da Educação (DGE)
João Carlos Farinha Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
 

 

Comunicações
Moderadora: Andreia Monteiro – professora Escola Secundária de Camarate/LPN.

  • 15h30 – 16h00 Apresentação do filme “As Marés Selvagens do Tejo”.
  • 16h00 – 16h20 Apresentação de Pedro Carvalho P&LC – Documentários de Natureza e Vida Selvagem - Produtor das séries “As Marés Selvagens do Tejo”.
  • 16h20 – 16h40 – "Estuário do Tejo – passado, presente e futuro", José Lino Costa. Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

 

  • 16H40 – 17H00 Coffee-Break/Intervalo

 

  • 17h00-17h20 "15538", Ricardo Espírito Santo – Reserva Natural do Estuário do Tejo - ICNF
  • 17h20 – 17h40 “Projeto AVenturate”, Marisa Gomes – Bióloga/Cláudia Miguel/APALV - Associação para Promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida.

 

  • 17h40 – 18h00 Debate

 

 

     

 

  

 

 

 

Este evento conta com a parceria de:

     

 

        

 

  

  • Eventos
  • Formações
  • workshops

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt