Ecologia entre marés - Módulo I
Evento:

Já aconteceu

Módulo I

Biogeodiversidade e a problemática do lixo marinho

Ação de formação de curta duração

3h

Formato

online

Horário

das 18h às 21h

7 de dezembro de 2021 | das 18h às 21h | online

 

A ação vem no seguimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente o 14 das Nações Unidas, relativo à proteção dos nossos oceanos, mais concretamente, o "sub-objetivo 14.1: Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos, especialmente a que advém de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes" e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental nomeadamente dos seus eixos Educar para a Economia Circular e Valorização do Território para capacitar os professores para educar para a criação de hábitos sustentáveis disseminando junto da população estudantil as boas práticas de sustentabilidade do meio intertidal (zona entre marés).

 

A plataforma rochosa de Cascais e em particular a Praia das Avencas apresenta uma grande diversidade geomorfológica, biológica e paisagística, tendo esta praia obtido a classificação de Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA) dada a sua importância sob o ponto de vista científico, ecológico e pedagógico.

 

Não obstante, os enormes desafios que se abatem sobre o litoral português - com destaque para os resultantes das alterações climáticas e outros impactes de origem antrópica - obrigam a que se aprofunde o conhecimento do mesmo em todas as suas valências, fragilidades e potencialidades, contribuindo para a tomada de decisões cientificamente mais sustentadas, por forma a recuperar, gerir e valorizar o património natural – insubstituível e dificilmente regenerável à escala da vida humana – que o constitui.

 

Nesse âmbito, a LPN promove dois módulos de formação com o objetivo de conhecer a geobiodiversidade da plataforma rochosa de Cascais, em particular da AMPA, as ameaças resultantes das atividades antrópicas da faixa litoral, de partilhar informações, conhecimento científico e soluções sobre a problemática do lixo marinho, com sugestões práticas para um envolvimento ativo de todos.

 

 

 

 

 

 

Metodologia – A ação será efetuada em regime misto desdobrada em duas ações:

 

  • A primeira sessão – módulo Ionline com recurso à plataforma virtual Zoom da LPN onde se irá efetuar uma abordagem introdutória de caraterização ambiental da zona costeira da Plataforma rochosa de Cascais, especialmente da AM, da zonação dos andares litorais, das pressões naturais e antrópicas do litoral e da problemática do lixo marinho.

 

  • A segunda sessão - módulo II – parte presencial, consiste numa ida à zona intertidal da AMPA com um percurso ao longo da zona costeira entre a praia dass Avencas e a praia da Bafureira, para caraterização ambiental da geodiversidade e biodiversidade, observação dos povoamentos da flora e fauna do Intertidal e caraterização “in situ” das ameaças associadas à atividade antrópica nas zonas costeiras, em particular da Plataforma de Cascais.

 

 

OBJETIVOS

  • Caraterizar ambientalmente a zona costeira da praia das Avencas, os seres vivos, as suas pressões naturais e antrópicas.
  • Sensibilizar para a fragilidade dos ecossistemas do litoral, em especial da plataforma rochosa de Cascais.
  • Divulgar a geodiversidade e biodiversidade marinha e sensibilizar para a importância da sua preservação.
  • Analisar o impacto das Alterações climáticas e da introdução das espécies invasoras nas zonas costeiras  
  • Compreender a importância da educação Ambiental marinha.
  • Propiciar ferramentas pedagógicas e recursos educativos para que os professores com os seus alunos abordem e participem ativamente na minimização do problema global em crescimento do lixo marinho.
  • Conhecer os processos geológicos e a geodiversidade da Plataforma de Cascais essenciais para um ordenamento do território.
  • Sensibilizar os professores para a utilização das zonas intertidais através de uma atividade de trabalho de campo  como um laboratório natural para estudo e construção de recursos didáticos.

 

 

FORMADORA

Rita Alves - LPN

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.

 

 

NOTA: Esta ação pode ser considerada uma ação de formação de curta duração acreditada para professores. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0147/18.

 

 

INSCRIÇÃO

Associado/a da LPN: 15 €

Não Associado/a da LPN: 25 €

 

 

Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

 

 

 

Pagamento por Transferência Bancária para IBAN PT50 0036 0270 99100023257 25. Enviar cópia do talão devidamente identificado pelo formulário de inscrição.
  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt