Ação de formação “Educação Ambiental – As saídas de campo numa abordagem interdisciplinar e/ou integrada” acreditada pelo CCPFC com o registo CCPFC/ACC-118255/22.
Dias 16, 18, 20 e 27 de maio de 2023
Formato Online - 9 horas
6 horas síncronas | Dias 16 (terça-feira) e 18 (quinta-feira) de maio - 18 às 21h
3 horas - formato assíncrono- autónomo
Formato Presencial - 16 horas (saídas de campo) | Dias 20 e 27 de maio (sábados) - 9h às 13h e 14h às 18h
- Saídas de campo na cidade de Lisboa e região Metropolitana de Lisboa.
As saídas de campo são consideradas um complemento educativo fundamental de várias disciplinas. Várias finalidades educativas têm sido destacadas com as seguintes potencialidades: aprender conteúdos de diferentes áreas disciplinares; treino de diversos processos científicos; desenvolver competências, capacidades e destrezas variadas; promover atitudes e comportamentos pró-ambientais; melhorar aspetos relacionais, a camaradagem e o espírito de equipa; promover o contacto com diferentes entidades e instituições; promover hábitos culturais, futuras opções de lazer e até perspetivas de vida; a formação pessoal e profissional dos docentes.
O conhecimento e observação da região através da realização de saídas de campo é fundamental na mobilização das pessoas para a valorização do território - eixo temático da Estratégia Nacional de Educação Ambiental integrando-se nos temas chave do referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, de Educação para a Cidadania e do perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Nesse contexto a LPN propôs este Curso tendo em vista promover a realização de saídas de campo numa abordagem articulada entre as diferentes disciplinas, de formação na natureza.
OBJETIVOS
- Promover o conhecimento de locais que articulam o património cultural e natural no âmbito de várias disciplinas na região de Lisboa.
- Aprofundar o conhecimento a eles associado, contribuindo assim para ultrapassar alguma da insegurança científica que por vezes ocorre nos docentes.
- Reforçar os eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental nomeadamente o de Valorizar o Território.
- Conhecer resultados da investigação relacionada com as vantagens e desvantagens da realização das saídas de campo.
- Abordar princípios metodológicos associados a estas atividades.
- Discutir todo um leque de recomendações de carácter organizativo e didático.
- Adquirir ou melhorar competências que permitam elaborar guiões e roteiros de exploração de locais diversos na região das escolas.
- Estimular as abordagens de natureza interdisciplinar e multidisciplinar.
CONTEÚDOS
- 1ª Sessão (3h) - Apresentação do curso em todas as dimensões. Enquadramento histórico da Educação Ambiental com destaque para a origem e função e recurso educativos das diferentes ONGA`S, nomeadamente da LPN. O papel que as diferentes disciplinas e áreas curriculares podem ter em Educação Ambiental. Enquadramento estratégico e curricular das ações (saídas de campo – atividades de trabalho de campo) com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, Estratégia Nacional das Florestas, e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
- 2ª Sessão (3 h) - Abordagem de um conjunto de recomendações de carácter organizativo e didático, com destaque para a construção de guiões e roteiros de exploração de locais com diferentes características. Apresentação do enquadramento natural e cultural de alguns percursos a realizar. Levantamento e discussão de potencialidades dos locais/percursos a efetuar. Delineação das propostas de trabalho a construir para os alunos. Análise de cartas topográficas, geológicas e mapas variados. Contextualização histórica do património edificado a visitar. Perspetivas multidisciplinares sobre os locais a visitar.
- 3ªSessão (8h) - Realização de uma saída de campo–ação de trabalho de campo na região metropolitana de Lisboa.
- 4ª Sessão (8h) - Realização de uma visita de estudo/atividades de trabalho de campo na região metropolitana de Lisboa/área protegida.
- 5ª Sessão (3h) - Discussão e apresentação das propostas de trabalho realizadas. Avaliação.
FORMADORES
António Almeida – professor na Escola Superior de Educação de Lisboa
Jorge Fernandes – Professor destacado na LPN
PÚBLICO-ALVO
Todos os Professores dos Ensinos Básico e Secundário. (acreditação na DCP). Educadores de Infância e Professores de Educação Especial. Técnicos de educação e ambiente, cidadãos interessados.
REGIME DE AVALIAÇÃO
- Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
- A pertinência, criatividade e originalidade das propostas serão elementos a valorizar, assim como a participação dos docentes.
- A ação será avaliada pelos formandos e pelos formadores. A avaliação pelos formandos constará dos seus relatórios individuais, guiões de campo/portfolios e pela resposta a um questionário elaborado para o efeito.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de todos os Professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e Secundário uma vez que se enquadra no âmbito da capacitação dos docentes para lecionarem na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
INSCRIÇÃO até dia 12 de maio de 2023. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Associado/a da LPN: 65€
Não associado/a da LPN: 100€
Os dados para pagamento estão indicados nas notas do formulário em baixo.