Educação Ambiental – As saídas de campo numa abordagem integrada e/ou interdisciplinar
Evento:

Já aconteceu

INSCRIÇÕES FECHADAS

Local:

Sede da LPN e saídas de campo na Região Metropolitana de Lisboa

Datas:

3, 4, 7, 14 e 18 de março de 2020

Duração:

25h

Tendo em consideração o atual contexto epidémico relacionado com o Coronavírus (COVID-19) e as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, COMUNICAMOS as novas datas ainda poderão sofrer alterações.

 

INSCRIÇÕES FECHADAS

 

As saídas de campo são consideradas um complemento educativo fundamental de várias disciplinas. Várias finalidades educativas têm sido destacadas com as seguintes potencialidades: aprender conteúdos de diferentes áreas disciplinares; treino de diversos processos científicos; desenvolver competências, capacidades e destrezas variadas; promover atitudes e comportamentos pró-ambientais; melhorar aspetos relacionais, a camaradagem e o espírito de equipa; promover o contacto com diferentes entidades e instituições; promover hábitos culturais, futuras opções de lazer e até perspetivas de vida; a formação pessoal e profissional dos docentes.


O conhecimento e observação da região através da realização de saídas de campo é fundamental na mobilização das pessoas para a valorização do território - eixo temático da Estratégia Nacional de Educação Ambiental integrando-se nos temas chave do referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, de Educação para a Cidadania e do perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.


Nesse contexto a LPN propôs este curso tendo em vista promover a realização de saídas de campo numa abordagem articulada entre as diferentes disciplinas, de formação na natureza.

 

 

 

 

Objetivos:

  • Promover o conhecimento de locais que articulam o património cultural e natural no âmbito de várias disciplinas na região de Lisboa.
  • Aprofundar o conhecimento a eles associado, contribuindo assim para ultrapassar alguma da insegurança científica que por vezes ocorre nos docentes.
  • Reforçar os eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental nomeadamente o de Valorizar o Território.
  • Conhecer resultados da investigação relacionada com as vantagens e desvantagens da realização das saídas de campo.
  • Abordar princípios metodológicos associados a estas atividades.
  • Discutir todo um leque de recomendações de carácter organizativo e didático.
  • Adquirir ou melhorar competências que permitam elaborar guiões e roteiros de exploração de locais diversos na região das escolas.
  • Estimular as abordagens de natureza interdisciplinar e multidisciplinar.

 

Formadores:
António Almeida – Escola Superior de Educação de Lisboa
Jorge Fernandes - LPN

 

 

Nota: Ação de Formação acreditada para efeitos de progressão na carreira docente de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educadores de Infância e Professores de Educação Especial, ao abrigo disposto no artº 5 e nº3 do art. Nº14 do Regime Jurídico da Formação Contínua.

 

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

 

 

Datas/Horário:

  • 3 de março (3ª feira) das 18h às 21h
  • 4 de março (4ª feira) das 18h às 21h
  • 7 de março (sábado) - saída de campo - das 9h às13h e das 14h às 18h
  • 14 de março (sábado) - saída de campo - das 9h às13h e das 14h às 18h - NOVA DATA 11 de julho
  • 18 de março (4ª feira) das 18h às 21h - NOVA DATA 15 de julho

 

NOTA: No caso das condições meteorológicas não permitirem a realização das saídas de campo, as mesmas terão de ser adiadas para datas a anunciar.

 


Duração: 25 horas

 

Inscrições e Informações:

Associados –  60€
Não Associados – 80 €

 

 

    

 

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