Educação Ambiental – as saídas de campo numa abordagem integrada e/ou interdisciplinar
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Ação de formação em regime b-learning

16 horas presenciais – saídas de campo | 9 horas online

Datas

Dias 16, 18, 20 e 27 de maio

Horário

Dias 16 e 18 - 18 às 21h | Dias 20 e 27 - 9h às 13h e 14h às 18h | 3 horas - formato assíncrono autónomo

Duração

25h

Ação de formação “Educação Ambiental – As saídas de campo numa abordagem interdisciplinar e/ou integrada” acreditada pelo CCPFC com o registo CCPFC/ACC-118255/22.

 

Formato Online - 9 horas

6 horas síncronas | Dias 16 (terça-feira) e 18 (quinta-feira) de maio - 18 às 21h
3 horas -  formato assíncrono- autónomo

 

Formato Presencial - 16 horas (saídas de campo) | Dias 20 e 27 de maio (sábados) - 9h às 13h e 14h às 18h

 

  • Saídas de campo na cidade de Lisboa e região Metropolitana de Lisboa.

 

 

As saídas de campo são consideradas um complemento educativo fundamental de várias disciplinas. Várias finalidades educativas têm sido destacadas com as seguintes potencialidades: aprender conteúdos de diferentes áreas disciplinares; treino de diversos processos científicos; desenvolver competências, capacidades e destrezas variadas; promover atitudes e comportamentos pró-ambientais; melhorar aspetos relacionais, a camaradagem e o espírito de equipa; promover o contacto com diferentes entidades e instituições; promover hábitos culturais, futuras opções de lazer e até perspetivas de vida; a formação pessoal e profissional dos docentes.


O conhecimento e observação da região através da realização de saídas de campo é fundamental na mobilização das pessoas para a valorização do território - eixo temático da Estratégia Nacional de Educação Ambiental integrando-se nos temas chave do referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, de Educação para a Cidadania e do perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.


Nesse contexto a LPN propôs este Curso tendo em vista promover a realização de saídas de campo numa abordagem articulada entre as diferentes disciplinas, de formação na natureza.

 

 

OBJETIVOS

  • Promover o conhecimento de locais que articulam o património cultural e natural no âmbito de várias disciplinas na região de Lisboa.
  • Aprofundar o conhecimento a eles associado, contribuindo assim para ultrapassar alguma da insegurança científica que por vezes ocorre nos docentes.
  • Reforçar os eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental nomeadamente o de Valorizar o Território.
  • Conhecer resultados da investigação relacionada com as vantagens e desvantagens da realização das saídas de campo.
  • Abordar princípios metodológicos associados a estas atividades.
  • Discutir todo um leque de recomendações de carácter organizativo e didático.
  • Adquirir ou melhorar competências que permitam elaborar guiões e roteiros de exploração de locais diversos na região das escolas.
  • Estimular as abordagens de natureza interdisciplinar e multidisciplinar.

 


CONTEÚDOS

  • 1ª Sessão (3h) - Apresentação do curso em todas as dimensões. Enquadramento histórico da Educação Ambiental com destaque para a origem e função e recurso educativos das diferentes ONGA`S, nomeadamente da LPN. O papel que as diferentes disciplinas e áreas curriculares podem ter em Educação Ambiental. Enquadramento estratégico e curricular das ações (saídas de campo – atividades de trabalho de campo) com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, Estratégia Nacional das Florestas, e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
  • 2ª Sessão (3 h) - Abordagem de um conjunto de recomendações de carácter organizativo e didático, com destaque para a construção de guiões e roteiros de exploração de locais com diferentes características. Apresentação do enquadramento natural e cultural de alguns percursos a realizar. Levantamento e discussão de potencialidades dos locais/percursos a efetuar. Delineação das propostas de trabalho a construir para os alunos. Análise de cartas topográficas, geológicas e mapas variados. Contextualização histórica do património edificado a visitar. Perspetivas multidisciplinares sobre os locais a visitar.
  • 3ªSessão (8h) - Realização de uma saída de campo–ação de trabalho de campo na região metropolitana de Lisboa.
  • 4ª Sessão  (8h) - Realização de uma visita de estudo/atividades de trabalho de campo na região metropolitana de Lisboa/área protegida.
  • 5ª Sessão (3h) - Discussão e apresentação das propostas de trabalho realizadas. Avaliação.

 


FORMADORES
António Almeida – professor na Escola Superior de Educação de Lisboa
Jorge Fernandes – Professor destacado na LPN

 

 

PÚBLICO-ALVO

Todos os Professores dos Ensinos Básico e Secundário. (acreditação na DCP). Educadores de Infância e Professores de Educação Especial. Técnicos de educação e ambiente, cidadãos interessados.

 

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

  • Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
  • A pertinência, criatividade e originalidade das propostas serão elementos a valorizar, assim como a participação dos docentes.
  • A ação será avaliada pelos formandos e pelos formadores. A avaliação pelos formandos constará dos seus relatórios individuais, guiões de campo/portfolios e pela resposta a um questionário elaborado para o efeito.

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de todos os Professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e Secundário uma vez que se enquadra no âmbito da capacitação dos docentes para lecionarem na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

 

 

INSCRIÇÃO  até dia 12 de maio de 2023. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

 

Associado/a da LPN: 65€
Não associado/a da LPN: 100€

 

 

Os dados para pagamento estão indicados nas notas do formulário em baixo.

 

 

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  • O pagamento da inscrição na ação de formação deverá ser efetuado para o IBAN PT50 0036 0270 99100023257 25;
  • No caso do pagamento do valor de associado os dados para faturação têm de ser os do associado;
  • A realização das ações de formação está sujeita a um número mínimo de inscrições;
  • É possível a modificação da data de realização das ações de formação de acordo com a disponibilidade dos participantes, sendo, neste caso avisados todos os inscritos.

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  • Após essa data, não será efetuado reembolso.
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