Educação Ambiental – Conhecer, Sentir e Valorizar o Estuário do Tejo
Evento:

Já aconteceu

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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Datas

16, 23 e 27 de abril; 4 e 14 de maio

Formato

Ação em regime b-learning

Inscrições Encerradas

16, 23 e 27 de abril; 4 e 14 de maio de 2024

 

Ação em regime b-learning – sessões online com recurso à Plataforma Zoom e GoogleClassroom e saídas de campo na Fábrica de Água de Beirolas e Centro de Educação Ambiental da Águas do Tejo Atlântico, EVOA e Estuário do Tejo.

 

ABRIL

Dia 16 | 18h – 20h online

Dia 23 | 17h30 – 20h30 online

Dia 27 | 10h - 14h saída de campo (Beirolas e Percurso ribeirinho) – Parque das Nações – Trancão

 

MAIO

Dia 4  | 9h – 13h e 14h – 18h saída de campo no Estuário do Tejo

Dia 14 | 17h30 – 20h30 online

 

  • nº de horas presenciais - 12h
  • nº de horas online síncronas - 9h com recurso a plataforma Zoom e Google Classroom
  • nº de horas online assíncronas - 4h

 

 

Nos sistemas de educação, a promoção da Educação Ambiental tem caminhado ao encontro das linhas orientadoras da declaração da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos da Agenda 2030 proclamada pela ONU. Integrando esses objetivos e assente em documentos referenciais como sejam o referencial de Educação para a Cidadania, o Decreto-Lei nº 55, com os Domínios de Articulação Curricular e tendo em conta documentos referenciais como sejam a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020), os Referenciais de Educação para a Cidadania, e de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos, pretende-se com esta ação que os professores, estejam formados e sejam vetores motores no reforço dos principais eixos temáticos da ENEA2020.

 

A Educação Ambiental assente no conhecimento da geodiversidade e biodiversidade e valorização do estuário do Tejo (ODS 14-15) e nas medidas conducentes à melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição (ODS 6), com atividades experimentais e atividades de trabalho de campo é o ponto de partida para o desenvolvimento deste programa de formação.

 

 

 

 

OBJETIVOS

  • Identificar e observar a flora e fauna estuarina do Tejo.
  • Reconhecer e identificar alguns aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico do Estuário do Tejo.
  • Conhecer o importante papel das Fábricas de Água, geridas pela Tejo Atlântico (AdTA), na despoluição do Estuário do Tejo e na Economia Circular.
  •  Entender as diversas etapas e processos de tratamento das águas residuais.
  • Proporcionar experiências de percursos na natureza através de itinerários pedagógicos (com estratégias de dinamização de grupo, atividades de trabalho de campo) e de visitas a estações de tratamento de águas residuais (Fábrica de Água de Beirolas e Centro de Educação Ambiental)

 

 

CONTEÚDOS

  • Apresentação do curso em todas as dimensões. Introdução de alguns conceitos teóricos. Enquadramento histórico da Educação Ambiental. Enquadramento estratégico e curricular das ações (saídas de campo – atividades de trabalho de campo) com as DAC, Estratégia Nacional de Educação Ambiental e de Educação para a Cidadania, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
  • Apresentação do estuário do Tejo – Morfodinâmica, Geodiversidade e Biodiversidade. Zonas Húmidas em Portugal - Convenção sobre as zonas húmidas e sua importância – atividades da World Wetlands Days.
  • Ciclo Urbano da Água, Ciclo do Valor da Água e seu contributo para a Economia Circular. O papel de cada um na gestão da Água. A Fábrica de Água, uma nova geração de recursos. ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e ETA - estação de tratamento de água.
  • Visita a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais – Fábrica de Água de Beirolas. Contextualização dos locais a visitar do estuário do Tejo. Saída de campo nas proximidades do Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico e enquadramento de um sapal com atividades de trabalho de campo de educação ambiental. A educação em ciências numa perspetiva não formal, para uma aprendizagem interdisciplinar e experimental.
  • Saídas de campo no estuário do Tejo com contextualização do território.
  • Discussão e apresentação das propostas de trabalho realizadas. Avaliação.

 

 

DURAÇÃO

25 horas. Registo de acreditação - CCPFC/ACC-121562/23

 

 

FORMADORES

Jorge Fernandes – Professor Destacado na LPN

Sara Duarte - Supervisora da Área de Educação Ambiental (da Direção de Desenvolvimento e Comunicação) da Águas do Tejo Atlântico - AdTA

 

 

PÚBLICO-ALVO

Curso de 25 horas acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560 (1 crédito). Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados. 

Outros interessados no tema (condicionado a um número limite mínimo de professores participantes).

 

 

NOTA

Inclui a deslocação e entradas gratuitas disponibilizadas pelas AdTA na saída de barco Varino da Liberdade de Vila Franca de Xira e entrada nas atividades do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves.

 

 

INSCRIÇÃO

Associado/a da LPN: 65 €
Não associado/a da LPN: 100 €

 

Professores das escolas localizadas na área* de concessão das Águas do Tejo Atlântico têm um desconto adicional de 50%:

Associado/a da LPN: 32,50 €

Não associado/a da LPN: 50 €

 

 

 

*Concelhos abrangidos pela área de concessão das Águas do Tejo Atlântico: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

 

 

 

 

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