Educar para a Natureza na Era do Digital – Desafios e Controvérsias
Evento:

Já aconteceu

Ação de curta duração para docentes

3h

Horário

das 18h às 21h

Formato

online

Dia 25 de fevereiro de 2025 | das 18h às 21h

 

 

Devolver a saúde à natureza é essencial para a nossa vida e a educação é um dos eixos fundamentais para se proporcionar ações mais sustentáveis e termos um planeta mais saudável. A defesa da geobiodiversidade, a sua relação com as Alterações climáticas e as pandemias exige cada vez mais uma ação fundamentada dos educadores. 

 

Embora o domínio da Educação Ambiental integre temáticas relativas à Conservação da Natureza, da biodiversidade e da geodiversidade, ao nível dos programas curriculares das várias disciplinas, de uma forma transversal, que contemplam a área da Educação, bem como em projetos ambientais desenvolvidos nas escolas, importa conectar mais as crianças e jovens ao ambiente.

 

Reconhecendo o potencial das tecnologias digitais na educação e na melhoria da aprendizagem na Natureza existem ainda barreiras significativas como sejam a falta de formação e suporte técnico. A presente proposta de ação de formação tem como objetivo capacitar educadores para integrar as tecnologias móveis digitais na educação ambiental, proporcionando ferramentas e recursos digitais, para promover um ensino mais envolvente e eficaz. Com o avanço da tecnologia, é essencial que os educadores estejam preparados para utilizar o ambiente digital nas suas práticas pedagógicas, introduzindo estratégias educativas promotoras da Conservação da Natureza e do Restauro Ecológico.

 

A natureza funciona de forma cíclica fornecendo-nos materiais, energia e alimentos. A utilização das tecnologias móveis digitais nas atividades fora da sala de aula são por vezes algo de controvérsia, importa comparar em diferentes contextos a sua utilização e identificar uma gestão adequada do ensino por parte dos educadores.

 

Esta ação integra-se na Década da ONU (2021-2030) para o restauro dos ecossistemas, proporcionando ferramentas didáticas para a realização de experiências, atividades e projetos pelas Escolas, para a revitalização dos ecossistemas ao redor das escolas. Reforça os pilares temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental - ENEA – Descarbonizar a Sociedade, Tornar a Economia Circular e Valorizar o Território, A Agenda 2020, com ênfase nos ODS 6, 11, 12, 13, 15, os pressupostos do Perfil dos Alunos á Saída da Escolaridade Obrigatória, de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e Valores de Cidadania e Participação.

 

A ação integra ainda os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade com ênfase nos temas I – Sustentabilidade, Ética e Cidadania, III – Território e Paisagem; IV – Alterações Climáticas. V- Biodiversidade, VII – Água e VIII – Solos; o Tema I do Referencial de Educação Ambiental e os três pilares da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 – com foco respeitante a Fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade.

 

OBJETIVOS

  • Capacitar os professores para que os alunos atinjam o objetivo «compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente», definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Capacitar para o desenvolvimento de competências específicas para a temática dos Solos da Floresta, da Biodiversidade, Geodiversidade e sua recuperação
  • Discutir sobre as causas e as consequências da perda da Biodiversidade e Geodiversidade.
  • Salientar a importância dos serviços do ecossistema dimensão da temática do Solo, das suas funções nos ecossistemas, na sociedade e importância da sua conservação.
  • Identificar as potencialidades de algumas aplicações -apps nas saídas de campo.
  • Comparar em diferentes contextos o uso das tecnologias móveis digitais nas saídas de campo
  • Explorar diversas atividades com metodologias ativas de ciências do ambiente.
  • Divulgar alguns planos de lições e atividades relacionados com o Solo e Floresta.
  • Divulgar alguns recursos e equipamentos de educação ambiental, nomeadamente da LPN – Liga para a Protecção da Natureza e de outras instituições/associações.
  • Incentivar os professores na metodologia hands on, contribuindo assim para um maior envolvimento dos alunos com a Natureza e uma maior responsabilização face à importância da regeneração da biodiversidade.

 

FORMADOR

Jorge Fernandes, professor em mobilidade estatutária na LPN. Doutorando em Educação Ambiental na Univ. de Castilla La Mancha. Mestre em Ciências da Educação (esp. Educação para o Desenvolvimento) e licenciado em ensino da Biologia- Geologia. Formador em várias ações de formação e cursos de Educação Ambiental.

 

FORMATO

Ação em regime online na plataforma Zoom.

 

PÚBLICO-ALVO

Todos os interessados no tema. Educadores e professores. Técnicos de Educação Ambiental.

 

NOTA

Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3 horas, pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0210/24. Se for professor/a, no ato da inscrição indicar a escola, nível de ensino que leciona, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

INSCRIÇÃO até dia 21 de fevereiro

Associado/a da LPN:  15€
Não associado/a da LPN: 25€

 

Para mais informações contactar geral@lpn.pt

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt