Já aconteceu
Data:7 julho
Local de partida e de chegada:Cais de Alcochete
Hora:9H30
Fotografia da Câmara Municipal de Alcochete
O Estuário do Tejo é reconhecidamente considerado como uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. Ao longo dos tempos tem-se adaptado a diversas pressões, sofrido alterações no seu traçado e tem sido palco de um dos maiores espetáculos da natureza como é o caso das grandes migrações das aves.
Para além do seu valor cultural, testemunho de momentos ricos de ocupação humana possui um valor natural de exceção, constituindo um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e avifauna que importa conservar face às inúmeras ameaças a que está sujeito. O que poderemos considerar em termos da sua evolução futura? Como se comportará face às contínuas pressões e ameaças?
Navegando pelo Estuário do Tejo é assim um percurso preferencial para que os participantes conheçam melhor esta área protegida, capacitando-os para o cumprimento dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável e principais eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental2020, designadamente o pilar central de Valorizar o Território.
Neste percurso de manhã, navegando pelo Tejo vamos ter a oportunidade de usufruir de uma viagem inesquecível desfrutando de um cenário de inegável beleza, observando e caraterizando a flora e fauna existentes, ao mesmo tempo em que se efetua um enquadramento natural junto à Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Desfrutando de momentos ricos em paisagem, numa embarcação típica, o “Bote Leão” que permite navegar pelos baixios e tirar partido da beleza natural e das condições de exceção da Reserva Natural do Estuário do Tejo onde se aviva a memória da vida passada das gentes da beira-rio. O itinerário propõe dar a conhecer uma visão abrangente do estuário do Tejo, passando junto a antigas salinas, sapais, mouchões e onde durante o trajeto poderemos observar as diferentes espécies de aves estuarinas da época, algumas residentes e outras que encontram aqui um local ideal para repousar e se alimentarem nos seus percursos de migração da Europa para a África Ocidental.
Com início no cais de Alcochete junto ao largo da Misericórdia em Alcochete indo pela Cala Sul passamos pelo Mouchões, percorrendo um vasto património natural, as ilhas desabitadas que pontilham aqui e ali o Rio, que constituem pontos obrigatórios. Durante a viagem percorrem-se as histórias do Tejo e das suas gentes evidenciando que a evolução e configuração ao longo dos tempos geológicos não foi a mesma, o que permitiu que se instalassem os principais habitats e povoamentos vegetais que integram a Reserva Natural, e por conseguinte, toda uma riqueza de vida que realça toda a sua beleza e importância.
Envolvidos pela beleza e complexidade que o Estuário encerra embarcaremos na aventura do conhecimento da sua beleza paisagística moldada pela geologia e pela forte relação existente entre a cultura e a sua biodiversidade
7 de julho (9h 30m – 12h30*)
*A hora do fim da atividade é aproximada.
Associados da LPN. Professores associados dos diferentes níveis de ensino.
Nota: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração (3h) pelo Centro de Formação da LPN.
Jorge Fernandes (professor de Biologia-Geologia, destacado na LPN), Carlos Pacheco (Biólogo) e José Lino Costa (MARE).
Cais de Alcochete – pontão junto ao largo da Misericórdia em Alcochete.
Gratuita e exclusiva para associados da LPN para geral@lpn.pt; tel: 217780097
No ato da inscrição indicar nome completo, idade e o e-mail de contacto. No caso de ser professor a escola e o Grupo de Recrutamento.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt