Próximo Evento
FormatoPresencial com percurso pedestre na Mata Nacional dos Medos
Horáriodas 10h às 13h
Duração3h
Dia 19 de outubro de 2024 | das 10h às 13h
Venha connosco experienciar a Natureza na Mata Nacional dos Medos, na plataforma superior da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, recorrendo às tecnologias digitais móveis, ao longo de um percurso em que se caminha quase sempre com o som do mar como companhia. O mesmo que se avista dos miradouros panorâmicos colocados ao longo dos percursos em passadiços.
Os participantes terão alguns desafios, com questões sobre Geodiversidade, Biodiversidade e História com recurso a tecnologias digitais com smartphones ligados aos recetores de GPS.
Os smartphones e as tecnologias móveis digitais são cade vez mais utilizados na Educação Ambiental e será uma oportunidade para se refletir traçando rumos e trajetórias acerca do seu uso como ferramentas no contexto da Educação Ambiental comparativamente a métodos mais tradicionais como o recurso a guias de campo ou a atividades orientadas por guias.
Propõe-se realizar atividades na natureza durante um percurso pedestre na Mata Nacional dos Medos, num contexto que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local, estando de acordo com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, em especial com os princípios da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.
A ação de formação capacita para a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e alinha-se com as estratégias nacionais e europeias ao abordar a proteção e gestão sustentável dos recursos naturais, a adaptação às alterações climáticas, o restauro de habitats e o envolvimento da comunidade. Estes são pilares centrais da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade, como na Estratégia Europeia de Biodiversidade e da Lei do Restauro da Natureza da União Europeia.
OBJETIVOS
FORMADORES
António Almeida - professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Responsável por diversos cursos de formação contínua nas áreas da Educação Ambiental e Didática das Ciências da Natureza. Tem vários livros publicados e artigos em revistas internacionais e nacionais nos campos da Educação Ambiental, Ética Ambiental, Didática das Ciências e Educação em Geociências.
Jorge Fernandes – professor em mobilidade estatutária na LPN. Doutorando em Educação Ambiental na Univ. de Castilla La Mancha. Mestre em Ciências da Educação (esp. Educação para o Desenvolvimento) e licenciado em ensino da Biologia- Geologia. Formador em várias ações de formação contínua e cursos de Educação Ambiental.
LOCAL
Parque de Merendas do Zimbral | Coordenadas: 38.60157, -9.19594; 38°36'06.1"N 9°11'46.9"W
PÚBLICO-ALVO
Professores e educadores ambientais. Associados da LPN. Cidadãos em geral interessados pela temática.
NOTAS
INSCRIÇÃO até dia 16 de outubro
Associado/a da LPN: 15 €
Não associado/a da LPN: 25 €
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt