Fórum Participativo - Aprender a Natureza com a Escola – Estratégias e Propostas didáticas na CPLP
Evento:

Já aconteceu

Inscrição

Gratuita e obrigatória

Horário

das 18h às 21h

Duração

3h

Ação de formação de curta duração

Regime online

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

28 de fevereiro de 2024 | das 18h às 21h

Regime online através da Plataforma Zoom

 

Neste fórum participativo pretende-se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas e instituições podem contribuir para a educação ambiental, designadamente no seu contributo para a formação pessoal e social dos alunos de forma a prepará-los para uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

 

A cooperação e a divulgação das experiências da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP) são ações enriquecedoras que podem delinear novas estratégias educativas, propostas didáticas e parcerias que visam uma capacitação em prol da educação ambiental para a sustentabilidade.

 

Com o aumento da população urbana urge aprender na Natureza, em sintonia com os ciclos naturais, pelo que estratégias e práticas educativas baseadas na vivência de experiências com ambientes naturais, em diferentes contextos locais, regionais e nacionais se tornam essenciais.  A Educação na Natureza é uma proposta pedagógica que permite ampliar e aproximar os conhecimentos científicos da realidade promovendo novas atitudes e o aumento da participação consciente.

 

Através do intercâmbio de conhecimentos, de estratégias e propostas didáticas e experiências relevantes, de know-how efetuadas pelas diferentes Instituições/Organizações e Escolas da CPLP, tem-se como finalidade propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação Ambiental e Experiencial que propiciem o Desenvolvimento Sustentável e a saúde do planeta.

 

Nesse âmbito, o Centro de Formação Ambiental organiza esta ação de formação em regime online que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.

 

Nesta sessão trilham-se alguns percursos pela importância que assumem os mecanismos que temos como humanidade para nos reconectarmos à Natureza, integrando a natureza na cultura, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, identificando práticas educativas e projetos efetuados pelas Escolas e Instituições/Organizações em Portugal e CPLP que tendam para a proteção da natureza.

 

 

OBJETIVOS

  • Promover a troca de experiências, as iniciativas e as boas práticas de Educação Ambiental em Portugal e na CPLP.
  • Estimular o desenvolvimento de projetos e sequências didácticas pelas Escolas não só na proteção e valorização dos espaços exteriores ou das imediações das Escolas, mas também através de ações em ambientes naturais.
  • Identificar formas de motivar os professores e alunos para realizarem ações/projetos fora da sala de aula, nos páteos da Escola, no exterior, experienciando, observando e identificando os seres vivos e o meio abiótico.
  • Divulgar exemplos de experiências educativas e de recursos didáticos na CPLP, de know how efetuadas pelas Escolas e Instituições/Organizações, com a finalidade de propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação Ambiental.
  • Discutir e refletir numa ótica transdisciplinar sobre a Educação Ambiental na Natureza bem como os desafios e os trajetos que configura.
  • Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita analisar e interpretar a complexidade que configura as questões ambientais.

 

 

FORMADORES

Ana Sousa e Ana Galvão – Diretoras do Programa Escola Lá Fora - Forest School Portugal

Bernardo Mata –Técnico Superior – Comunicação do Programa e Gestão de Parcerias da Escola Azul.

Conceição Colaço – Coordenadora da área de Investigação Educação Agroambiental e Disseminação de Conhecimentos do Centro de Ecologia Baeta Neves- Instituto Superior de Agronomia

Francisco Teixeira – Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental

Giselle Martins – professora visitante e investigadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de S. Paulo.

Isnaba Posto Merba – Encarregado do Programa da ONG Palmeirinha

Manuel Vicente - Diretor ONG Palmeirinha

Maria João Silva – professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa

Manuel Nunes - Vereador da Câmara Municipal de Lousada

Pedro Sá – Técnico Superior de Biologia e Comunicação da Ciência – Biolousada – Município de Lousada

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Investigadores. Cidadãos interessados.

 


 

PROGRAMA

18h | Sessão de abertura/Apresentação

Ana Sofia/Jorge Fernandes – LPN

Keynote/Speaker: Francisco Teixeira – Agência Portuguesa do Ambiente

 

18h15 | Práticas educativas corporizadas entre o local e o global: integrar a multissensorialidade, com o trabalho prático e as tecnologias digitais, no ambiente escolar

Maria João Silva – Escola Superior de Educação de Lisboa/IPL

 

18h30 | A Educação ambiental interdisciplinar nas Escolas

Giselle Martins -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

 

18h45 | Biolousada

Manuel Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Lousada e Pedro Sá – Biolousada

 

19h | Educação Ambiental – Conservação da Biodiversidade na Guiné-Bissau e contributo da ONG Palmeirinha

Isnaba Merba e Manuel Vicente – ONG Palmeirinha

 

19h15 | Laboratório de Paisagem

Susana Falcão, Laboratório de Paisagem - Guimarães

 

19h30 | Intervalo

 

19h45 | Educação para os Incêndios Florestais: Uma revisão dos materiais didáticos disponíveis

Conceição Colaço – Centro de Ecologia Aplicada prof. Baeta Neves/Instituto Superior de Agronomia

 

20h | Literacia do Oceano nas Escolas: o Programa Escola Azul

Bernardo Mata – DGPM – Direção Geral da Política do Mar

 

20h15 | Escola Lá Fora – Aprendizagem na Natureza        

Ana Sousa e Ana Galvão – Escola Lá Fora – Forest School

 

20h30 | Debate/Questões

 

21h | Encerramento

 


 

 

NOTAS

A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.

 

Ação de curta duração – 3 horas. Esta ACD encontra-se certificada para efeitos da carreira docente ao abrigo do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial.

 

No caso da carreira docente a emissão do certificado exige a presença na totalidade das horas de formação bem como a participação/realização de tarefas na totalidade das atividades previstas como, por exemplo, o preenchimento dos inquéritos de avaliação da ação de formação.

 

 

INSCRIÇÃO GRATUITA

Se for professor/a, no ato da inscrição  indicar a escola, nível de ensino, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt