Fórum participativo “Da lição à ação: como promover a literacia e o comportamento em prol da Biodiversidade?”
Evento:

Próximo Evento

Formato

Online

Horário

das 17h às 20h

Duração

3h

26 de janeiro de 2026 | 17h às 20h

 

No âmbito do projeto Turma do Libérico e da comemoração do Dia Mundial da Educação Ambiental, será promovido o Fórum Participativo “Da lição à ação: como promover a literacia e o comportamento em prol da Biodiversidade” dirigido a toda a comunidade educativa, técnicos que trabalhem na área da educativa e interessados no tema.

 

Neste fórum pretende-se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas podem contribuir para a educação ambiental e conservação da Natureza e na proteção da biodiversidade.

 

 

Moderação 

Ana Sofia Ribeiro, Coordenadora do departamento de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental da LPN.

 

 

Oradores convidados

Margarida Gomes – Geógrafa com Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IGOT.NOVA-FCT). Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente - Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental. Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos ao público e comunidade escolar e local: Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente. Autora e coordenadora de dois programas que visam a sustentabilidade local especialmente dirigidos às autarquias: ECOXXI, desde 2004 e Eco-Freguesias XXI desde 2015. Formadora no âmbito da Educação para a Sustentabilidade e Geografia. Premiada com o projeto “Eco-Freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada com o projeto "Brigada Verde na Comunidade" no Terres de Femmes 2013. (3º lugar).

 

Patrícia Tiago - Investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorada em biologia, na área da ciência cidadã, é membro fundador da plataforma de ciência cidadã - BioDiversity4All – lançada em 2010 e que procura juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional. É também membro fundador da Associação Europeia de Ciência Cidadã. Tem colaborado nas áreas de comunicação, divulgação de ciência e educação ambiental com entidades como a Faculdade de Ciências, o Oceanário de Lisboa, a Fundação Oceano Azul, a Fundação Calouste Gulbenkian a Sociedade Portuguesa de Botânica e a Associação Bandeira Azul.

 

Sandra Paiva - Bióloga formada em 2009 pela FCUL, com pós-graduação em Bioinformática e Biologia Computacional e mestrado em Neurociências e Inteligências Múltiplas. Desde agosto de 2012, concebe e coordena educação ambiental e gestão de zonas húmidas no EVOA/ Companhia das Lezírias.

 

 

PROGRAMA

17h | Sessão de abertura/Apresentação
Ana Sofia Ribeiro. LPN – Turma do Libérico

 

Apresentações Orais

17h15 | “Educar para a Biodiversidade através do Eco-Escolas”
Margarida Gomes


17h45 | “Educar para Conservar: O Contributo da Ciência Cidadã”
Patrícia Tiago

 

18h15| Intervalo

 

18h40| “Empatia para Agir, Avaliação para Medir: A Experiência do EVOA”

Sandra Paiva

 

19h10 | “Conhecer e preservar a Biodiversidade Marinha”* A confirmar
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto


19h40 | Debate/Questões


20h | Encerramento

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Investigadores. Cidadãos interessados.

 

 

NOTAS

  • A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0210/24
  • Ação de curta duração (ACD) de 3 horas. Esta ACD encontra-se certificada para efeitos da carreira docente ao abrigo do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial.

 

 

INSCRIÇÃO gratuita e obrigatória pelo formulário abaixo – Nº de vagas limitadas

Inscreva-se nesta Agenda

Já é associado?


Antes de enviar o presente formulário, consulte a nossa Política de Privacidade que lhe fornece todas as informações sobre o tratamento dos seus dados, bem como sobre os seus direitos. Ao preencher o presente formulário, declara que leu a nossa Política de Privacidade.

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt