Forum Participativo – Educação Ambiental e Conservação da Natureza na CPLP
Evento:

Já aconteceu

INSCRIÇÕES ENCERRADASHorário

das 18h às 21h

Duração

3h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

23 de maio | das 18h às 21h

 

Neste fórum participativo pretende-se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas e instituições podem contribuir para a educação ambiental, designadamente no seu contributo para a formação pessoal e social dos alunos de forma a prepará-los para uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

 

A cooperação e a divulgação das experiências da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP) são ações enriquecedoras que podem delinear novas estratégias educativas, propostas didáticas e parcerias que visam uma capacitação em prol da educação ambiental para a sustentabilidade.

 

São enorme os desafios colocados à Conservação Da Natureza, desde as Alterações Climáticas, à Perda da biodiversidade e da produtividade dos solos, numa sociedade promotora de um modelo consumista que afasta os jovens do mundo mais natural. A Educação na Natureza é uma proposta pedagógica que permite ampliar e aproximar os conhecimentos científicos da realidade

promovendo novas atitudes e o aumento da participação consciente.

 

Através do intercâmbio de conhecimentos, de estratégias e propostas didáticas e experiências relevantes, de know-how efetuadas pelas diferentes Instituições/Organizações e Escolas da CPLP, tem-se como finalidade propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação Ambiental e Experiencial que propiciem o Desenvolvimento Sustentável e a saúde do planeta.

 

Nesse âmbito, o Centro de Formação Ambiental organiza esta ação de formação em regime online que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.

 

Nesta sessão trilham-se alguns percursos pela importância que assumem os mecanismos que temos como humanidade para nos reconectarmos à Natureza, integrando a natureza na cultura, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, identificando práticas educativas e projetos efetuados pelas Escolas e Instituições/Organizações em Portugal e CPLP que tendam para a proteção da natureza.

 

OBJETIVOS

  • Promover a troca de experiências, as iniciativas e as boas práticas de Educação Ambiental em Portugal e na CPLP.
  • Estimular o desenvolvimento de projetos e sequências didáticas pelas Escolas não só na proteção e valorização dos espaços exteriores ou das imediações das Escolas, mas também através de ações em ambientes naturais.
  • Identificar formas de motivar os professores e alunos para realizarem ações/projetos fora da sala de aula, no exterior, experienciando, observando e identificando os seres vivos e o meio abiótico.
  • Divulgar exemplos de experiências educativas e de recursos didáticos na CPLP, de know how efetuadas pelas Escolas e Instituições/Organizações, com a finalidade de propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação Ambiental.
  • Discutir e refletir numa ótica transdisciplinar sobre a Educação Ambiental na Natureza bem como os desafios e os trajetos que configura.
  • Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita analisar e interpretar a complexidade que configura as questões ambientais.

 

 

FORMADORES

  • Ana Sofia Ribeiro – Coordenadora do departamento de Sensibilização Educação e Formação Ambiental (SEFA) na LPN.
  • António Almeida – Professor coordenador da Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa
  • Augusto Nhampossa – Associação Natura Moçambique
  • Cristina Girão Vieira – Técnica Superior do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas -DAGAC – Divisão de Apoio à Gestão de Áreas Classificadas
  • Francisco Teixeira – Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental – APA – Agência Portuguesa do Ambiente
  • Helga Montrond – Coordenador do Programa de Educação Ambiental do projeto Vitó
  • Litoney Matos–Diretor Executivo da Fundação Príncipe
  • Milene Matos – Coordenadora do Projeto LIFE Aegypius Return

 

 


 

PROGRAMA

18h | Sessão de abertura/Apresentação
Jorge Fernandes, liga para a Protecção da Natureza

 

Keynote/Speaker: Francisco Teixeira – Agência Portuguesa do Ambiente

 

Apresentações Orais
18h15 | Projeto Literacia para a Floresta.
Ana Sofia Ribeiro, Liga para a Protecção da Natureza


18h30 | A causa Animal em Educação Ambiental
António Almeida, Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação de Lisboa


18h45 | O Regresso de um gigante: Life Aegypius Return  para a conservação do abutre-preto
Milene Matos, Gestora do Projeto Life Aegypius Return


19h | Mini Rangers – Os guardiões da Natureza
Augusto Nhampossa, Gestor de Projetos na Associação Natura Moçambique


19h15 | Intervalo


19h30 | Precisamos de Educação Ambiental para bem gerirmos a Natureza
Cristina Vieira, ICNF


19h45 | As ações de Educação Ambiental desenvolvidas na Reserva Mundial   da Biosfera - Ilha do Fogo
Helga Fernandes – Coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Associação Projecto Vitó


20h | Conservação da Natureza e Educação Ambiental na Ilha do Príncipe
Litoney Oliveira – Diretor Executivo da Fundação Príncipe


20h15 | Debate/Questões


21h | Encerramento

 


 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Investigadores. Cidadãos interessados.

 

 

NOTAS

  • Ação de curta duração (ACD) de 3 horas. Esta ACD encontra-se certificada para efeitos da carreira docente ao abrigo do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial.
  • No caso da carreira docente a emissão do certificado exige a presença na totalidade das horas de formação bem como a participação/realização de tarefas na totalidade das atividades previstas como, por exemplo, o preenchimento dos inquéritos de avaliação da ação de formação. 
  • Se for professor/a, no ato da inscrição, indicar a escola, nível de ensino, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21

 

 

INSCRIÇÃO gratuita e obrigatória pelo formulário abaixo.

 

 

 

 

 

 

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