Já aconteceu
Educar em prol da biodiversidadeInscrição Gratuita
FormatoAção de formação em regime online através da Plataforma Zoom.
Horáriodas 18h às 21h
Duração3h
29 de março de 2023 | das 18h às 21h
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Neste fórum participativo pretende-se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas e instituições podem contribuir para a conservação da natureza, designadamente no seu contributo para o restauro dos ecossistemas.
Após a COP15 (Montreal, Canadá) reconhecendo que a Biodiversidade é fundamental para o bem- estar da humanidade e o equilíbrio do planeta, com o objetivo último parar o seu declínio e concretizar uma visão de desenvolvimento urge atuar de forma prioritária para se enfrentar a magnitude da degradação dos ecossistemas a nível global, conservando a Flora e a perda da biodiversidade.
Por exemplo, de acordo com a Lista Vermelha da Flora Vascular só em Portugal Continental, da lista de espécies analisada (630 espécies), mais de metade encontram-se ameaçadas e que 19 já estarão já extintas. Assinalam-se, ainda, 106 plantas “Quase ameaçadas”, estando suscetíveis de poder enquadrar-se numa categoria de ameaça a curto ou médio prazo. Por sua vez, de acordo com o Atlas dos Briófitos ameaçados de Portugal, regista-se um nível de desconhecimento, a nível geral e particularmente, em Portugal.
Através do intercâmbio de conhecimentos, de experiências educativas relevantes, de know-how efetuadas pelas diferentes Instituições/Organizações e Escolas tem-se como finalidade propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação para o Restauro da Natureza que propiciem o Desenvolvimento Sustentável e a saúde do planeta.
Nesse âmbito o Centro de Formação Ambiental organiza esta ação de formação em regime online que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e nos pressupostos do perfil dos alunos á saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.
Nesta sessão trilham-se alguns percursos pela importância que assumem os mecanismos que temos como humanidade para nos reconectarmos à Natureza, integrando a natureza na cultura, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, identificando práticas e projetos efetuados pelas Escolas e Instituições/Organizações que tendam para a proteção da biodiversidade, particularmente da Conservação da Flora.
OBJETIVOS
FORMADORES
Francisco Teixeira – Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental na Agência Portuguesa do Ambiente.
Celeste Santos – Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora.
João Farminhão – Investigador da Universidade de Coimbra - IATV e Jardim Botânico de Coimbra.
Pedro Pinho - Investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c - FCUL.
Fernanda Bessa – Investigadora-Instituto Superior de Agronomia (a confirmar).
Leonor Cruz – Chefe de Unidade Orgânica do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.
Rosalina Gabriel – Professora da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores, Investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c - FCUL.
Sergio Chozas – Direção da Sociedade Portuguesa de Botânica - Investigador do do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c - FCUL.
Margarida Gomes - Professora destacada na ABAE.
Henrique Lopes - Agrupamento Escolar de Alvaiázre
Manuela Marques e Madalena Ferreira - Agrupamento de Escolas de Ansião.
18h | Apresentação
18h10 | A flora em Portugal - que futuro?
Biodiversidade à Lupa
18h25 | Utilizadores de líquenes como indicadores ecológicos
18h40 | Musgos, Hepáticas e Fetos ameaçados em Portugal
18h55 | Promover o fascínio pelas plantas: ciência cidadã e aplicações moveis como novas estratégias dentro e fora da aula
Estudos de Caso
19h10 | Projeto de escolas nos PALOP
Intervalo
19h35 | Projeto - Escola da Natureza
19h45 | Projeto Biodiversidade na Minha Escola
20h | Projeto - Plantas que cheiram e que curam
Agrupamento de Escolas de Ansião - Manuela Marques e Madalena Ferreira – Presidente da Associação de Pais e Professora do Agrupamento de Escolas de Ansião.
20h10 | Projeto Liquenes na minha escola
20h20 | Debate/Questões
PÚBLICO ALVO
Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados.
NOTA
Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.
INSCRIÇÃO GRATUITA até 24 de março. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt