Geomonumentos e as “águas invisíveis” de Lisboa–Legados de natureza a preservar e valorizar
Evento:

Já aconteceu

Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração

.

Horário

das 10h às 13h

Duração

3h

Sessão presencial

Saída de campo na cidade de Lisboa

 

25 de novembro de 2023 | das 10h às 13h

 

Consegue imaginar um mar tropical de águas quentes e pouco profundas cobrindo o aqueduto e toda a cidade de Lisboa? Ou diferentes ambientes de deposição de sedimentos com a existência de crocodilos, rinocerontes e elefantes primitivos? E em Alfama a existência de várias nascentes de água que chegaram a ser classificadas como minero-medicinais e utilizadas como balneroterapia?

 

Lisboa conserva à vista de todos pistas sobre o seu passado geológico e dá-nos informações dos ambientes antigos, das alterações climáticas e movimentos tectónicos.

 

Importa então preservar e valorizar estes registos/afloramentos que em 2009, a Câmara Municipal de Lisboa procedeu através de um projeto de identificação e preservação de 18 afloramentos rochosos retratando a evolução paleoambiental da cidade, bem como os episódios de vulcanismo.

 

Esta ação é um convite a uma viagem por alguns geomonumentos e pelos recursos hídricos. que nos transporta para a Geologia, Paleontologia e Ciclo urbano da Água na cidade, entrelaçando-se, necessariamente com os elementos culturais, históricos, sociais e naturais. Por outro lado, tem como objetivo reforçar um saber ambiental que expressa o ser no tempo, o conhecer na história reforçando a nossa identidade e relação com a cidade e a natureza através do conhecimento do património geológico.

 

Caminhando pela cidade nas cantarias, fachadas de prédios, monumentos, e em alguns afloramentos já inventariados e classificados podemos ter testemunhos que nos traduzem a história geológica e a necessidade de reafirmar a sua conservação, valorização e de conexão à natureza, constituindo recursos educativos e científicos úteis.

 

De modo a ir ao encontro dos objetivos daquilo que são os objetivos estabelecidos a nível ambiental, e de acordo com a estratégia climática europeia e nacional, iremos efetuar um itinerário utilizando os transportes públicos visitando alguns geomonumentos de Lisboa.

 

Assim propõe-se realizar um trajeto na secular cidade de Lisboa, permitindo a observação direta de materiais geológicos e da geodiversidade urbana, num contexto que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local estando de acordo  com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA),  Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, em especial com os princípios da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.

 

 

 

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer a geodiversidade e os recursos hídricos de Lisboa numa clara relação com a história e cultura da cidade;
  • Divulgar a geodiversidade e sensibilizar para a importância da sua preservação;
  • Promover o território e os geomonumentos através da abordagem de diferentes saberes como um recurso educativo e cultural para conservar e valorizar;
  • Dotar os participantes de ferramentas didácticas que permitam interpretar os geomonumentos e locais de interesse geológico da cidade de Lisboa;
  • Incentivar e promover o contacto direto com o património natural e cultural;
  • Reconhecer a importância dos recursos geológicos e da geodiversidade urbana no desenvolvimento das cidades;
  • Promover o geoturismo divulgando o valor da geodiversidade. 

 

 

FORMADORES

Edite Bolacha – professora aposentada e Investigadora nas áreas do Ensino e divulgação da Geologia

Jorge Fernandes – Professor Destacado na LPN

Pedro Miranda – Arqueólogo na Câmara Municipal de Lisboa

Rui Matos – Historiador da Arte na Câmara Municipal de Lisboa

Rui Mendes – Project manager da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa

 

 

LOCAL DE INÍCIO E FIM

  • Início: Junto ao Chafariz d`El Rey - Rua Cais de Santarém 23, 1100-603 Lisboa | Coordenadas: 38.70970,- 9,12947

 

Transportes:

autocarros: 10 B (em frente); 728, 735, 759 - paragem Alfândega – (Terminal Cruzeiros)

Metro – Estação Santa Apolónia a 700 metros

 

  • Fim: Rua Capitão Leitão (Marvila), Lisboa | Coordenadas: 38.737831, -9.105484
    Autocarros: 728 e 718 a poucos metros.

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

Professores*, cidadãos em geral. Associados/as da LPN.

 

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.

 

*Se for professor/a, no ato da inscrição indicar a escola, nível de ensino que leciona, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.

 

 

INSCRIÇÃO até dia 22 de novembro

Associado/a da LPN: 15€

Não Associado/a da LPN: 25€

 

Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt