Já aconteceu
Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração.
Horáriodas 10h às 13h
Duração3h
Sessão presencialSaída de campo na cidade de Lisboa
25 de novembro de 2023 | das 10h às 13h
Consegue imaginar um mar tropical de águas quentes e pouco profundas cobrindo o aqueduto e toda a cidade de Lisboa? Ou diferentes ambientes de deposição de sedimentos com a existência de crocodilos, rinocerontes e elefantes primitivos? E em Alfama a existência de várias nascentes de água que chegaram a ser classificadas como minero-medicinais e utilizadas como balneroterapia?
Lisboa conserva à vista de todos pistas sobre o seu passado geológico e dá-nos informações dos ambientes antigos, das alterações climáticas e movimentos tectónicos.
Importa então preservar e valorizar estes registos/afloramentos que em 2009, a Câmara Municipal de Lisboa procedeu através de um projeto de identificação e preservação de 18 afloramentos rochosos retratando a evolução paleoambiental da cidade, bem como os episódios de vulcanismo.
Esta ação é um convite a uma viagem por alguns geomonumentos e pelos recursos hídricos. que nos transporta para a Geologia, Paleontologia e Ciclo urbano da Água na cidade, entrelaçando-se, necessariamente com os elementos culturais, históricos, sociais e naturais. Por outro lado, tem como objetivo reforçar um saber ambiental que expressa o ser no tempo, o conhecer na história reforçando a nossa identidade e relação com a cidade e a natureza através do conhecimento do património geológico.
Caminhando pela cidade nas cantarias, fachadas de prédios, monumentos, e em alguns afloramentos já inventariados e classificados podemos ter testemunhos que nos traduzem a história geológica e a necessidade de reafirmar a sua conservação, valorização e de conexão à natureza, constituindo recursos educativos e científicos úteis.
De modo a ir ao encontro dos objetivos daquilo que são os objetivos estabelecidos a nível ambiental, e de acordo com a estratégia climática europeia e nacional, iremos efetuar um itinerário utilizando os transportes públicos visitando alguns geomonumentos de Lisboa.
Assim propõe-se realizar um trajeto na secular cidade de Lisboa, permitindo a observação direta de materiais geológicos e da geodiversidade urbana, num contexto que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local estando de acordo com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, em especial com os princípios da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.
OBJETIVOS
FORMADORES
Edite Bolacha – professora aposentada e Investigadora nas áreas do Ensino e divulgação da Geologia
Jorge Fernandes – Professor Destacado na LPN
Pedro Miranda – Arqueólogo na Câmara Municipal de Lisboa
Rui Matos – Historiador da Arte na Câmara Municipal de Lisboa
Rui Mendes – Project manager da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa
LOCAL DE INÍCIO E FIM
Transportes:
autocarros: 10 B (em frente); 728, 735, 759 - paragem Alfândega – (Terminal Cruzeiros)
Metro – Estação Santa Apolónia a 700 metros
PÚBLICO-ALVO
Professores*, cidadãos em geral. Associados/as da LPN.
NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h pelo Centro de Formação da LPN. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.
*Se for professor/a, no ato da inscrição indicar a escola, nível de ensino que leciona, número de identificação BI/CC e o grupo de recrutamento.
INSCRIÇÃO até dia 22 de novembro
Associado/a da LPN: 15€
Não Associado/a da LPN: 25€
Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt