Lagoas de montanha: importância ecológica no extremo
Evento:

Já aconteceu

Ciclo de webinars

Participação gratuita

Formato

Sessão online - canal yotube da LPN

Horário

das 18h às 20h

Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água

 

A Liga para a Protecção da Natureza e a EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) apresentam o ciclo de webinars "Da Costa à Serra - Biodiversidade em Massas de Água".

 

As 4 sessões do ciclo decorrem semanalmente, à quarta-feira, entre 9 e 30 de novembro, das 18h às 20h. A participação é gratuita, bastando para isso aceder ao canal Youtube da LPN.

 

As sessões contarão com a presença de especialistas de várias entidades (painéis a revelar brevemente) num formato de mesa redonda que irá focar questões prementes no que respeita à preservação da biodiversidade em diferentes ecossistemas associados a massas de água:

 

 

 

Lagoas de montanha: importância ecológica no extremo

 

30 de novembro de 2022 | das 18h às 20h | CANAL YOUTUBE LPN

 

As massas de água de grande altitude são habitats com características únicas e extremas, mas que conseguem albergar várias espécies da fauna e flora, no entanto são áreas de grande fragilidade no que se referem a ameaças como as alterações climáticas.

 

Neste webinar irão ser apresentados os casos concretos de algumas lagoas de montanha de Portugal e discutidas quais as suas principais ameaças e medidas de conservação.

 

Moderador

  • Rúben Oliveira, LPN

 

Oradores

  • José Conde, licenciado em Biologia, ramo científico, variante de Zoologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde o ano 2001, exerce funções de biólogo no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, no Município de Seia, onde realiza trabalho a nível da educação e interpretação ambientais e apoio a projetos de investigação, tendo contribuído ativamente para o desenvolvimento desta estrutura científico-cultural. No seu percurso profissional, inclui-se a participação em inúmeros projetos que tem por âmbito geográfico o Parque Natural da Serra da Estrela e têm contribuído de forma relevante para o incremento do conhecimento científico sobre a região, em particular estudos na área da biodiversidade.

 

  • Zulimar Hernández, doutorada em Ciências Biológicas, no programa “Mudança Global e Desenvolvimento Sustentável”, pela Universidade de Alcala e CSIC- Spanish National Research Council (Madrid, Espanha). Tem publicados 5 livros e 31 capítulos de livros, 107 artigos em atas de congressos ou em revistas não indexadas, e 26 artigos em revistas indexadas na área das Ciências da Terra e Agricultura. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora Científica na área de Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas do MORE- Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (desde 2019), com uma experiencia de 40 projetos aprovados em convocatórias competitivas (coordenadora do 50%), onde centra o trabalho não só no desenvolvimento de soluções ecológicas e inovadoras para o tecido empresarial da região transmontana, bem como na implementação de alternativas sustentáveis para a utilização eficiente de recursos e de matérias-primas.

 

  • Silvana Costa, concluiu o mestrado em Biologia Aplicada em 2020, pela Universidade de Aveiro, instituição onde trabalhou paralelamente em bolsas de investigação, na área da ecotoxicologia, desde 2017 até ao fim dos estudos. Neste período, publicou 12 artigos científicos em revistas indexadas e soma já diversas participações em congressos internacionais sob a forma de comunicação oral e poster. Desde 2021, que integra a equipa do MORE, identificando fontes de risco ambiental e avaliando consequentemente, quais os impactes de maior relevância no nordeste transmontano, com uma participação ativa em 7 projetos de inovação produtiva. Atualmente, a linha de atuação das oradoras, centra-se no desenvolvimento de medidas promotoras da resiliência e da recuperação de ecossistemas, como resultado da contaminação gerada pela indústria de extração do azeite/ óleo de bagaço e das minas de volfrâmio e ouro que se encontram atualmente abandonadas a céu aberto.

 

  • Sara Antunes, Doutorada em Biologia (2007) e Mestre em Ciências das Zonas Costeiras (2001) pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Investigadora Auxiliar no CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. A sua principal área de investigação científica tem-se centrado na ecologia e ecotoxicologia aquática. A vasta experiência em investigação tem-se refletido na publicação de artigos científicos em revistas internacionais. No decorrer do seu percurso científico, a orientação de alunos em diferentes níveis de graduação, bem como a participação em projetos de índole científica têm contribuído para o seu crescimento como cientista. Apesar do seu principal enfoque de investigação ser a ecologia/ecotoxicologia aquática, tem tido também oportunidade de desenvolver competências científicas na área da monitorização ambiental (ex: aplicação da Directiva Quadro da Água, avaliação da paisagem) e da educação ambiental. Dentro desta temática desde 2001, tem prestado diversos serviços à sociedade; englobou o estudo de referência do futuro porto de Vila Praia de Âncora, coordenou a monitorização das águas costeiras da Região Autónoma da Madeira e coordenou a avaliação ecológica das linhas de água do Parque das Serras do Porto. Em termos de investigação científica é investigadora responsável do projeto ReDEFine que pretende utilizar ferramentas multi-escala e multi-etapas para avaliação da qualidade da água de albufeiras: preenchendo as lacunas da abordagem da Directiva Quadro da Água, financiado pela FCT. É membro integrado do laboratório associado CIIMAR/CIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, estando associado ao grupo de investigação “Biodiversidade Costeira”. Desde 2016 tem assegurado cargos de gestão como Presidente da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ecologia e Ambiente (2016/17) e membro da Comissão Científica do mesmo mestrado desde o ano letivo 2017/18. Em 2019 passou também a integrar a Comissão Científica da Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente da FCUP.

 

 

 

  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt