Já aconteceu
Percursos de Educação Ambiental pelo Estuário do TejoMódulo I
Horáriodas 9h30 às 12h30
Duração3h
PERCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELO ESTUÁRIO DO TEJO
O Estuário do Tejo é reconhecidamente considerado como uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. Ao longo dos tempos tem-se adaptado a diversas pressões, sofrido alterações no seu traçado e tem sido palco de um dos maiores espetáculos da natureza como é o caso das grandes migrações das aves. Para além do seu valor cultural, testemunho de momentos ricos de ocupação humana, da atividade salineira, possui um valor natural de exceção, constituindo um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e avifauna que importa conservar face às inúmeras ameaças a que está sujeito. O que poderemos considerar em termos da sua evolução futura? Como se comportará face às contínuas pressões e ameaças?
Esta proposta de formação - Percursos de Educação Ambiental pelo Estuário do Tejo desenvolve-se em duas ações de formação, independentes, mas interligadas, a serem efetuadas da parte da manhã – Módulo I – Visita guiada nas salinas do Samouco e degustação de plantas halófitas e da parte da tarde – Módulo II - Navegando numa viagem Geológica e de Biodiversidade no Estuário do Tejo.
Caminhando e Navegando pelo Estuário do Tejo, apreciando a beleza da sua paisagem é assim um percurso preferencial para que os participantes conheçam melhor esta área protegida, capacitando-os para o cumprimento dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável – (ODS) – 13 “Ação Climática”, 14 “Proteger a Vida Marinha” e 15 “Proteger a Vida terrestre” da Agenda 2030, nos pressupostos do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Tema I do Referencial de Educação Ambiental, nos três vértices da Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
DATA E HORÁRIO
15 de outubro | das 9h30 às 12h30 (A hora do fim da atividade é aproximada)
OBJETIVOS
DESCRIÇÃO GERAL DO PERCURSO
No dia 15 de outubro, de manhã, temos um programa especial, caminhando pelas salinas do samouco, observando e descrevendo a paisagem e as aves. Iremos ver o funcionamento da produção de uma marinha artesanal, num complexo único que une a biodiversidade a um património sociocultural seguido de degustação de plantas halófitas.
Nos muros das salinas, desde sempre foram utilizados como locais de produção de produtos hortícolas, como forma de sustento suplementar dos marnoteiros. Assim, após o percurso num local onde se produz sal tradicional, teremos a oportunidade de um momento de degustação apreciando a gastronomia que se colhe através de métodos sustentáveis pela Salinas Green, que desenvolve técnicas agrícolas específicas para as espécies nativas das antigas salinas tradicionais.
Pelas suas propriedades benéficas e capacidade de adaptação a condições climáticas extremas, cientistas de todo o mundo enaltecem o papel das plantas halófitas na adaptação da humanidade às alterações climáticas, sendo símbolo de resiliência e nutrição num planeta em rápida mudança.
Convidamos os participantes a saborearem a seguinte ementa incluída na ação de desperdício zero, enquadrada como exemplos de iniciativas para a Conservação das Zonas Húmidas:
DINAMIZADORA
Márcia Pinto – Salinas Green
LOCAL DE PARTIDA E DE CHEGADA
Complexo das Salinas do Samouco.
Coordenadas GPS 38º44’39.41''N, 8º58'50.08''W
DESTINATÁRIOS
Associados/as da LPN. Professores associados dos diferentes níveis de ensino, técnicos de educação ambiental e cidadãos interessados (nota: esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3 horas pelo Centro de Formação da LPN).
INSCRIÇÃO
Associado/a da LPN: 30 €
Não associado/a da LPN: 40 €
Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Notas Importantes:
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt