Águas subterrâneas: Um mundo escondido
Evento:

Já aconteceu

Ciclo: A Água no

Ação de formação em regime online

Duração

3h

Horário

Das 18h às 21h

2 de maio de 2022 | das 18h às 21h

 

Esta ação insere-se no ciclo de ações de formação de curta duração sobre “A Água no 'Antropocénico'” que decorre entre março e abril. Para poder frequentar estas ações não é obrigatório inscrever-se em todas, poderá ser uma participação pontual em apenas um ou dois módulos, por exemplo.

 

 

 

 

A água constitui um recurso estratégico essencial e uma necessidade básica das populações, das suas atividades económicas e dos ecossistemas. Sendo um recurso limitado e essencial à vida, a água deve ser gerida num quadro de sustentabilidade. Face à intervenção humana no ciclo natural da água, contudo, os desafios e problemas são grandes, nomeadamente o aumento da procura, dos decorrentes da contaminação das águas e dos ecossistemas, do funcionamento do ciclo da água pelos processos de urbanização e das alterações climáticas.

 

Segundo António Chambel (2019) “A água subterrânea corresponde entre 97% e 98% de toda a água doce do Planeta em estado líquido, rega 45% de toda a área regada do Globo e é um recurso essencial para os abastecimentos domésticos e particulares em grande parte do Mundo.”

 

As águas subterrâneas integram a componente não visível e mais lenta do ciclo da água. Educar para uma gestão sustentável das águas subterrâneas através de uma gestão conjunta com o Ciclo da Água e “tornar mais visível” esta temática é então fundamental.

 

Face às ameaças da sobreexploração e contaminação torna-se necessário a sua proteção num cenário de Alterações Climáticas.

 

Os temas desta ação incluídos por exemplo nas aprendizagens essenciais de disciplinas como Biologia-Geologia e Geografia reforçam também os pilares temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA como sejam o de Tornar a Economia Circular, Descarbonizar a Sociedade, Tornar a Economia Circular e Valorizar o Território, em particular os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 15, a ação integra os pressupostos do perfil dos alunos á saída da escolaridade obrigatória de acordo com os seus Princípios especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação integra os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade com ênfase nos temas I – Sustentabilidade, Ética e Cidadania, III – Território e Paisagem, IV – Alterações Climáticas, V- biodiversidade, VII – Água e VIII – Solos. Inclui-se ainda no Tema I do Referencial de Educação Ambiental e nos 3 vértices da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza.

 

 

 

 

OBJETIVOS

  • Conhecer as diferentes etapas do Ciclo da Água.
  • Estimular o desenvolvimento de projetos educativos sobre águas subterrâneas e aquíferos.
  • Identificar as ameaças às águas subterrâneas.
  • Identificar problemas associados às disponibilidades e necessidades de água e, em particular, a sobreexploração e contaminação de águas subterrâneas.
  • Relacionar as características geológicas de uma região com as condições de formação de aquíferos (livres e cativos).
  • Discutir e refletir numa ótica transdisciplinar sobre a Educação para o ciclo da Água bem como os desafios e os trajetos que configura.
  • Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita analisar e interpretar a complexidade que configura as questões ambientais.
  • Partilhar ideias e desafios com outros professores.
  • Discutir novas abordagens pedagógicas nos diferentes níveis de ensino.
  • Fornecer ferramentas pedagógicas e recursos educativos sobre a temática das águas subterrâneas.

 

 

CONTEÚDOS

  • Tipos e identificação de ameaças às águas subterrâneas.
  • Sobreexploração e contaminação e águas subterrâneas.
  • Uso inteligente e a proteção dos recursos de água subterrânea.
  • Importância da Proteção das Águas Subterrâneas.
  • Divulgar recursos de educação Ambiental.
  • Educar para a Gestão para a sustentabilidade do ciclo da Água.

 

 

FORMADORES

António Chambel, professor do departamento de Geociências da Universidade de Évora, Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH).

 

 

PÚBLICO-ALVO

Professores e Educadores de Infância, Técnicos de Educação Ambiental, Animadores de Tempos Livres, Animadores de Campos de Férias, Animadores de AEC´s.

 

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN – entidade acreditada pelo CCPFC – ENT-NI- 0175/21.

 

INSCRIÇÕES até dia 29 de abril

Associado/a LPN: 15 €

Não Associado/a LPN: 25 €

 

Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990

 

 

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